Rio Taquari 2009 - Condições Ambientais




Rio Taquari 2009 - Condições Ambientais




2008 - Aepan-ONG divulga trabalho Sobre condições Ambientais das águas do Rio Taquari
Os principais problemas ocorreram durante o verão muito quente que elevou a temperatura da água causando stress para vida aquática.
Aumentos de temperatura podem resultar na redução do oxigênio dissolvido e no consumo de oxigênio devido à estimulação das atividades biológicas. Não houve proliferação de algas.
O oxigênio dissolvido sempre ficou em níveis aceitáveis, fundamentais para a manutenção das comunidades aquáticas aeróbicas. O oxigênio dissolvido provém naturalmente de processos cinéticos e fotossintéticos.
Varia em função da temperatura da água e pressão atmosférica.

Em virtude da precipitação pluviométrica, no mês de outubro o Rio Taquari apresentou uma cheia causando a retirada de moradores das regiões ribeirinhas no Vale do Taquari.
Nos meses de agosto e outubro as águas do Rio Taquari ficaram mais turvas.
Em dezembro a água estava mais transparente e límpida. A turbidez mede a resistência da água à passagem da luz. É uma característica das águas correntes, podendo aumentar nos períodos chuvosos.

A poluição orgânica, com exceção de março e dezembro sempre ficou acima dos níveis aceitáveis.
É a quantidade de oxigênio consumida na oxidação biológica da matéria orgânica. Demanda Bioquímica de Oxigênio é o parâmetro mais usual de indicação de poluição orgânica.
Altos índices podem gerar a diminuição e até a extinção do oxigênio presente nas águas; nessas condições, os processos aeróbicos de degradação orgânica podem ser substituídos por outros anaeróbicos, gerando alterações substanciais no ecossistema, inclusive com a extinção das formas de vida oxigênio-dependente.

O pH é o símbolo para a grandeza físico-química 'potencial hidrogeniônico'. Essa grandeza (potencial hidrogeniônico) é um índice que indica o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade da água. No caso do Rio Taquari, conforme resultados obtidos pela Aepan-ONG, se manteve em níveis aceitáveis durante todo o ano de 2008.

Demais análises químicas normais. Água inodora, com ausência de espuma ou vermes vermelhos.

Foram constatados ainda nos locais de coleta de amostra, a presença de cardumes de peixes e caramujos. Na mata ciliar, presença de passáros e libélulas.
Com relação a mata ciliar, nos diversos pontos visitados se verifica a ação do homem através do desmatamento e quantidade enorme de lixo jogado nas barrancas e até dentro do Rio Taquari.
O assoreamento e erosão é outro problema sério das barrancas do Rio Rio Taquari. Em dezembro foram encontrados peixes peuquenos de até dez centimetros, mortos abandonados nas barrancas do Rio, efeito da pesca predatória.

O mês com maior pricipitação pluviométrica foi outubro com 314 mm e com menor precipitação foi novembro com 51 milimetros de chuva. No ano o total foi de 1.517 mm.

A menor temperatura atmosfécica verificou-se nos meses de maio e junho com 2 °C a a maior temperatura foi registrada em dezembro com 38,5 °C.

A menor temperatura da água do Rio Taquari observou-se em junho com 13,3 °C e a maior em janeiro com 29°C.
Airton Engster dos Santos e Jorge Scherer – Voluntários