Rio Taquari na chegada do outono





Rio Taquari com águas transparentes


No sábado dia 21 de março de 2009, voluntários da Aepan-ONG realizaram levantamento das condições ambientais do Rio Taquari.

Ás 09 horas, momento em que se efetivou as atividades de observação e medidas o sol brilhava intensamente, sem nuvens e com céu azul, soprava uma brisa suave com ventos entre 12 a 19 km por hora. A umidade do ar de 66% e temperatura atmosférica de 26 °C.

Observou-se a presença de diversas espécies de pássaros na mata ciliar. Também muito lixo jogado na margem do rio. A temperatura do solo com 23 °C. A jusante 200 metros do Porto de Estrela, desbarrancamento recente numa extensão de 150 metros.

A transparência da água com 95 centímetros de profundidade medida com disco de Secchi. A água inodora esverdeada e com aspecto límpido com 26 °C de temperatura. Sem nenhuma proliferação de algas. Também não foi visto óleo nem espumas na lâmina da água. Presença de cardumes de peixes.

Oxigênio Dissolvido com ótima concentração e pH de 6,8. Outras análises químicas normais.

No Porto de Estrela realizavam-se trabalhos de descarga de dois barcos de arreia.

Após apuração e estudos dos resultados obtidos pode-se afirmar que as condições ambientais das águas do Rio Taquari são boas.

O que causa preocupações são o lixo e o desbarrancamento com o conseqüente assoreamento do Rio.

Participaram dos trabalhos: Jorge Scherer, Airton Engster dos Santos e Marco Kaffer.


Dia Mundial da água - 22 de março:

Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água?

Vamos aos fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.

Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.

Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março.

Por conta disso, a ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.


Airton Engster dos Santos - Aepan-ONG

Rio Taquari, Arroio Estrela e Arroio Boa Vista

Poluição das Águas – Bacia Taquari-Antas

Arroios Estrela e Boa Vista – Rio Taquari - Bacia Taquari-Antas-RS.

Trabalho encomendado pela Prefeitura de Estrela-RS – 1990/1992.

Realização: UNISC – Santa Cruz do Sul-RS

Pesquisa e texto: Airton Engster dos Santos

Fonte: Documento Acervo Aepan-ONG

Com referencia a poluição das águas, principal fonte são os despejos líquidos e sólidos provenientes de conglomerações humanas e de regiões industrializadas, sendo que, de acordo com a composição destes, podem-se diferenciar três tipos: Domésticos, que incluí uma mistura de substancias orgânicas com poucos nutrientes inorgânicos, como é o caso dos detergentes, sabão etc; De fábricas de gêneros alimentícios; e efluentes industriais, cuja composição caracteriza-se, principalmente, pela presença de compostos inorgânicos.

A subdivisão, de acordo com as fontes de poluição, não permite, automaticamente, uma diferenciação dos efeitos dessas sobre os sistemas poluídos, apenas na classificação da qualidade da água tal subdivisão adquiri valor.

Ainda os sistemas de águas correntes, como é o caso dos rios e arroios, representam de um modo geral, o principal de descarga de esgotos.

Entretanto, os rios apresentam capacidade de recuperação das condições anteriores à poluição, fenômeno chamado autopurificação, cuja eficiência depende da distancia da fonte poluidora e do tempo de permanência desses despejos no rio.

Dentre as variáveis físicas e químicas na avaliação da qualidade da água, o pH é um importante parâmetro. A temperatura da água, por sua vez, também é um parâmetro de grande importância devido ao seu efeito na vida aquática. A demanda bioquímica de oxigênio após cinco dias, definida como quantidade de oxigênio necessária para que os microorganismos aeróbicos mineralizem a matéria orgânica combinada. tem grande utilidade na determinação do grau de poluição de cursos de água.

Em função da DBO-5, algumas classificações têm sido propostas para avaliar as condições ambientais dos recursos hídricos. Sólidos orgânicos descartáveis podem criar depósitos de lodos que se decompõem, criando regiões de alta demanda de oxigênio e intensificação de odores.

O fato de, em ambientes aquáticos, traços de metais serem absorvidos por organismos através das cadeias alimentares é ecologicamente muito importante, pois estes podem ser utilizados para uma melhor avaliação da contaminação por metais pesados em ecossistema aquático.

De modo geral, os corpos de água doce podem ser classificados em sistemas oligotróficos, mesotróficos e eutróficos, entendendo por eufrotizaçao o aumento da concentração de nutrientes nos ecossistemas aquáticos, principalmente fósforo e nitrogênio que tem como conseqüência o aumento de suas produtividades.

Neste sentido, nas águas dos arroios Estrela e Boa Vista, localizados no município de Estrela-RS foi observado que durante alguns períodos do ano em que a precipitação pluviométrica é pouca aliada com a temperatura alta e luminosidade acentuada acontece uma ploriferaçao de algas unicelulares pertencentes à classe clorofíceas (algas verdes).

Estas florações, resultado da flutuação irregular da produtividade desses sistemas, constitui-se num grande motivo de preocupação para toda comunidade, ao pensar que as águas desses arroios poderiam estar num processo adiantado de eufrotizaçao.

Esta preocupação, somada ao fato desses arroios percorrerem uma região com grande densidade demográfica e receberem ao longo de seu percurso uma forte carga de materiais poluentes, tanto sólidos como líquidos faz com que a comunidade fique em alerta com relação às condições ambientais dos mesmos.

Procurando dar uma resposta segura para comunidade é que a Aepan-ONG vem ao longo do tempo monitorando esses recursos hídricos e também acompanha outros estudos e pesquisas que são realizados por outras instituições das variáveis físicas e químicas dos arroios Estrela e Boa Vista.

TRABALHO REALIZADO:

A partir de maio de 1991, amostras de águas superficiais foram coletadas, mensalmente, em doze pontos de amostragens distribuídos ao longo dos arroios Estrela e Boa Vista, desde sua entrada, no município de Estrela até a desembocadura, no Rio Taquari, como também a montante e à jusante da confluência destes com o Rio Taquari para determinação de variáveis físicas e químicas importantes como parâmetros de avaliação ambiental.

Ao todo, doze variáveis foram estudadas: temperatura da água, pH, condutividade, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, nitratos, nitritos, fosfatos, silicatos, quantidade de sólidos totais, vazão, nível da água, e cromo no Arroio Boa Vista.

A temperatura dágua, o pH e a condutividade elétrica foram medidas no campo, e em seguida a amostra foi acondicionada, parte em frascos apropriados onde o oxigênio dissolvido foi fixado, e parte em frascos de polietileno com capacidade para 1000 ml. As amostras foram imediatamente remetidas ao laboratório de Análises de Água das Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, em caixa de isopor contendo gelo.

Para melhorar a compreensão dos arroios foi elaborados o perfil longitudinal do Arroio Estrela e Arroio Boa Vista.

RESULTADOS:

No período de maio de 1991 a abril de 1992 foram efetuadas, mensalmente, em diferentes pontos de coleta, no município de Estrela-RS, seis amostragens de superfície no arroio Estrela, três no arroio Boa Vista e três no Rio Taquari.

A periodicidade da amostragem possibilitou três coletas por época do ano, a saber, outono inverno e primavera de 1991 e verão de 1991/1992.

Foi trabalhado com valores médios de cada variável, em cada época do ano, pois houve uma variação sazonal.

Os dados pluviométricos foram fornecidos pelo Instituto de Pesquisas Agronômicas.

No Arroio Estrela observou-se que fosfatos, temperatura, pH, sólidos totais, condutividade e demanda bioquímica de oxigênio após cinco dias ficou no plano positivo. Nitritos, nitratos e oxigênio dissolvido no plano negativo.

No Arroio Boa Vista, no plano positivo contribuíram fosfatos, demanda bioquímica de oxigênio, sólidos totais e pH e no plano negativo nitratos. Com relação ao cromo observou-se a presença do metal no Arroio Boa Vista superiores aos limites de segurança.

No Rio Taquari contribuiu no plano positivo: condutividade, temperatura, demanda bioquímica de oxigênio, pH, oxigênio dissolvido e nitratos, nitritos e fosfatos no plano negativo.

CONCLUSAO:

Fosfatos em todos os períodos do ano – 1991-1992 - e nos três sistemas acima daqueles recomendados como limites para águas livres de poluição e contaminação. O fósforo foi considerado como principal responsável pelo processo de eufrotizaçao dos sistemas arroios e rio.

Para demanda bioquímica de oxigênio foi considerado que nos três sistemas índices acima dos níveis recomendáveis. Os três sistemas apresentaram poluição orgânica.

Foi sugerida a implantação de estações de tratamento de esgotos domésticos e industriais, principalmente para casos de efluentes que possam causar sensíveis alterações da qualidade dágua de superfície e subterrânea.

Nota: Este foi o primeiro trabalho sério que procurou diagnosticar as condições ambientais e propor medidas mitigadoras para o Rio Taquari, Arroio Estrela e Arroio Boa Vista. Importante salientar que a realização do trabalho foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Estrela que custeou o projeto.

Airton Engster dos Santos – Aepan-ONG