Na Semana do Meio Ambiente 2009 - Águas do Arroio Estrela em condições Ambientais aceitáveis





Águas do Arroio Estrela em condições Ambientais aceitáveis

Mês de Maio de 2009 - segundo análises realizadas no dia 23 – Condição ambiental das águas do Arroio Estrela são consideradas aceitáveis. Transparência de 70 cm com boa disponibilidade de oxigênio dissolvido que garante tranqüilidade para organismos aquáticos. Ainda com índice importante de matéria orgânica, isento de espuma ou óleo. Água inodora, marrom de aspecto barrenta. Precipitação pluviométrica no mês (88 mm). Temperatura da água de 21,0 ºC e do Ar 23 ºC. Umidade Relativa do Ar 75% no momento do monitoramento e análises. Verificado a presença de peixes nas águas, pássaros e borboletas na mata ciliar. Cota do Rio no Porto de Estrela 13 metros ao nível do mar.

Foram encontradas algumas pessoas pescando na margem do Arroio Estrela.

Cabe salientar que no Mês de abril o Arroio passou pelo processo de eutrofização em função da estiagem, altos níveis de fósforo e nitrogênio oriundos de poluição orgânica de esgotos domésticos. A recuperação se deu graças às chuvas de maio e diminuição da temperatura do ar e da água.

Fotos: Lylian Cândido

Voluntários: Airton Engster dos Santos, Jorge Scherer e Marco Dinis Kafer.

Rio Taquari, Arroio Estrela e Arroio Boa Vista





Rio Taquari, Arroio Boa Vista e Arroio Estrela Abril-2009:

Apesar de alguns focos de proliferação de algas no Rio Taquari (Eutrofização), as condições ambientais das águas ainda são aceitáveis para vida aquática.

O processo conhecido cientificamente como Eutrofização acontece em virtude da pouca vazão do Rio em razão da baixa precipitação pluviométrica (chuva) de apenas 15 mm no mês de abril.

A situação se agrava ainda pela alta luminosidade do sol e temperatura da água (hoje com 23 °C).

Quanto mais alta a temperatura da água maior será a ploriferação das algas.

A proliferação de algas pode agravar-se caso continue a falta de chuva e calor, pois a concentração de nutrientes, especialmente fósforo e nitrogênio, provenientes de esgotos domésticos e de esterqueiras, podem concentrar de maneiras tal a dar condições propícias ao recrudescimento do fenômeno.

Cabe salientar, sempre que acontece o fenômeno de ploriferação de algas diminui o oxigênio dissolvido na água, o que pode causar dificuldades para vida aquática – até a morte de peixes dependendo de sua baixa concentração (O²).

O Arroio Estrela e Arroio Boa Vista estão bem mais comprometidos em função da alta carga orgânica que recebem ao longo de seu curso dágua.

Voluntários: Jorge Scherer e Airton Engster dos Santos

Entenda o Fenômeno que atinge o Rio Taquari, Arroios Estrela e Boa Vista - Eutrofização:




Entenda o Fenômeno Verde que atinge o Rio Taquari e Arroios Estrela e Boa Vista:

Nos gráficos que estão sendo divulgados pela Aepan-ONG nota-se em primeiro lugar uma diminuição gradual das chuvas de janeiro até abril de 2009, sendo que neste último mês a precipitação atingiu apenas 15 mm em Estrela-RS.

Como a precipitação diminuiu, também a vazão do Rio Taquari e seus afluentes baixaram ficando a água represada em função da barragem de Bom Retiro do Sul.

Apesar da temperatura da água ter baixado de 26 °C em março para 23 °C em abril, somando-se a alta luminosidade do sol, continua interferindo diretamente no fenômeno de eutrofização dos mananciais hídricos. Isso porque a carga orgânica de esgotos e outras fontes como de resíduos animais garante grande concentração de nitrogênio e fósforo, nutrientes que causam a proliferação de algas.

Principais Poluentes e seus Efeitos na Eutrofização:

- Nutrientes são os compostos utilizados no processo de crescimento das plantas aquáticas;

– Os nutrientes que despertam maior interesse são o nitrogênio e, principalmente, o fósforo;

– No meio aquático eles conduzem à proliferação das plantas aquáticas (eutrofização);

– A eutrofização pode comprometer o uso da água para consumo, recreação, pesca, etc.;

– Com o aumento da biomassa no sistema aquático pode ocorrer a redução da concentração de oxigênio dissolvido representando um risco para vida aquática (peixes, por exemplo).

Texto: Airton Engster dos Santos

Fonte de dados: Aepan-ONG