Acidente Ecológico no Arroio Estrela






Acidente Ecológico no Arroio Estrela

Sábado pela manhã, dia 17 de abril de 2010, no Arroio Estrela, no antigo moinho de trigo e sob a ponte do Stangler na rua Coronel Britto, em Estrela-RS, teve lugar um acidente ecológico com mortandade de peixes.

Na verdade, a hipótese mais aceita num primeiro momento é de que um cardume de peixes tenha entrado num tanque do antigo moinho, e ficado preso. Isto porque a água do arroio Estrela que entra no tanque por uma abertura na parte de baixo, tem sua saída na parte superior. Porém com a pequena estiagem observada no mês de abril, o arroio baixou seu nível, desta forma a água parou de circular pelo local, vindo a estressar os peixes, ficando os mesmos desorientados e levando-os até a morte.

Diversos populares, com picaretas e pás, passaram a demolir parte do tanque para liberar os peixes para o leito principal do arroio Estrela, numa verdadeira demonstração de voluntariado. A idéia para atitude derradeira para salvar os peixes partiu de um morador das imediações, destaca Ângela Schossler, Secretária do Meio Ambiente, presente ao local conjuntamente com sua equipe, mais a Patrulha Ambiental da BM e Aepan-ONG.

Foi efetivada uma coleta de amostra da água no local, que a Secretaria do Meio Ambiente de Estrela encaminhou para o Laboratório da Univates para confirmar, ou não, as observações iniciais.
Do ponto de vista ecológico, o oxigênio dissolvido na água é uma variável extremamente importante, haja vista que a maioria dos organismos aquáticos necessita deste elemento para a respiração.


Texto e Fotos:
Airton Engster dos Santos e Jorge Scherer

Rio Taquari - março de 2010 - Estrela - Vale do Taquari - Rio Grande do Sul

Tico-Tico - pássaro das matas do Rio Taquari

Lua em Estrela - março de 2010

Granizo em Estrela-RS - março 2010

Rio Taquari - março de 2010 - Estrela-RS

Rio Taquari - março de 2010 - Estrela-RS

Rio Taquari em março de 2010
No dia 25 de março de 2010, foi efetivado levantamento das condições ambientais do Rio Taquari, com coleta de água realizada em Estrela-RS.

Ás 17 horas, momento em que os ambientalistas da Aepan-ONG faziam as análises, medidas e observações, a Umidade Relativa do Ar encontrava-se em 78%. O vento soprava numa velocidade de 17 km/hora. Dia limpo sem nuvens, temperatura com 23 °C.

A transparência da água de apenas 80 cm de profundidade. Cor esverdeada e aspecto limpo; Cheiro característico do Rio Taquari. Matéria Orgânica com 2,0 mg/litro. Temperatura da água de 26,5 °C; pH: 7,1; Oxigênio Dissolvido de 8,8 mg/litro. Sem lixo flutuante, espumas ou óleo. Peixes pequenos foram observados na água.

Na mata foram encontradas variedades de lixos jogados, Temperatura do solo de 21 °C.
Também foram vistas diversas espécies de pássaros, principalmente o Tico-Tico. Também foram avistadas pequenas borboletas.

Com relação a flora destacamos diversos pés de angico, presente ao longo da mata ciliar.
Curiosidades

Flora:
Encontrados diversos pés de angico na mata ciliar do Arroio Estrela e Rio Taquari.
O Angico tem por característica florescer no final da primavera e frutificar no outono inverno.

Fauna:
Avistamos o pássaro conhecido por tico-tico que apresenta no alto da cabeça, um topetinho listrado de cinza e preto, garganta branca, colar ferrugíneo e dorso riscado de marrom e preto – Atinge 15 cm de comprimento.

Temperatura e Precipitação Pluviométrica em Estrela-RS:
A máxima temperatura observada, no mês de março de 2010, foi de 34,0 °C e a mínima foi de20,0 °C. Já a precipitação foi de 142 milímetros.

Com relação ao tempo:
No dia 06 de março houve uma chuva de granizo em Estrela-RS, sem contudo causar danos materiais para população.

Voluntários:
Leonardo Alex Stephan,
Jorge Scherer,
Marco Kaefer,
Airton Engster dos Sntos,
Igor Biberg