Qualidade das águas - Comitê da Bacia Taquari-Antas conclui enquadramento

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas

As metas de qualidade das águas das 32 sub-bacias que integram a Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, a serem atingidas em 20 anos, serão definidas em reunião na sexta-feira, dia 28, em Caxias do Sul. 
O momento é considerado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia o mais importante no processo de planejamento dos recursos hídricos. 
Instituído em 1998, o órgão formado por representantes dos usuários da água, população e Poder Público tem a incumbência de tomar decisões que visem garantir às atuais e futuras gerações água em boa qualidade e quantidade suficiente para suas demandas. 
A Bacia Taquari-Antas abrange 118 municípios do Rio Grande Sul, que atualmente tem uma população estimada em 1,2 milhão de pessoas. 
O palco para esse acontecimento será o auditório do Bloco 46 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde os membros do Comitê vão votar o enquadramento do Plano da Bacia Taquari-Antas, ou seja, definir as classes de qualidade dos recursos hídricos a serem atingidas em duas décadas. 
Também serão conhecidas as necessidades de redução das cargas poluidoras e um rol de ações a serem implementadas para que as metas sejam alcançadas. A atividade inicia às 9h. 
A primeira etapa da votação ocorreu no dia 31 de agosto no Centro Universitário Univates, em Lajeado, quando os membros do Comitê votaram o enquadramento preliminar. 
Eles tiveram esse período de intervalo para debateram em suas categorias as decisões tomadas para cada trecho da Bacia. 
Na reunião em Caxias do Sul, eles levarão sugestões e discutirão se as metas de qualidade defendidas serão viáveis e se poderão ser cumpridas dentro de 20 anos. 
Ao final do evento, será conhecido o enquadramento da Bacia Taquari-Antas. 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7023 ou pelo site www.taquariantas.com.br. 

Plano se tornará lei 

A partir da concretização do enquadramento do Plano da Bacia Taquari-Antas, na sexta-feira, será concluída a etapa B do processo e o documento seguirá para homologação do Conselho de Recursos Hídricos (CRH). 
Assim que aprovado, o Plano se tornará um instrumento legal, sendo um balizador para licenciamentos ambientais, outorgas e planejamentos regionais das águas da Bacia Taquari-Antas. 
A fase C do processo deverá ser contratada pelo Poder Público e consiste nos programas de intervenções necessários para concretizar as metas do enquadramento. 

Rio Taquari sobe e causa enchente que atinge Estrela



Enchente do Rio Taquari trouxe transtornos em Estrela 

As fortes precipitações que marcam o mês de setembro, atingindo toda bacia Taquari-Antas, provocaram uma enchente, no dia 19 de setembro de 2012, que se não significativa, porém suficiente para gerar muitos inconvenientes para população do Vale, inclusive no município de Estrela. 

A cheia que chegou a 21m 35cm, conforme medidas do Porto, causou em Estrela, interrupção de ruas, 8 famílias removidas e muito lixo espalhado por onde as águas chegaram. 

A Defesa Civil de Estrela, estava a postos desde que a precipitação se intensificou, monitorando as subidas das águas e orientando a população. 

A prefeitura colocou pessoal e caminhões a disposição para retirada dos flagelados. 

As rádios com comunicadores a cada instante enviavam orientações sobre a situação em diversos pontos monitorados e considerados importantes para definição de previsão de cota da cheia. 

A subida das águas estabilizou por volta de duas horas da madrugada do dia 20 quando atingiu a cota de 21m 35cm. 

Em Estrela o retorno dos flagelados para suas residências se deu no dia 20 de setembro, após limpeza das casas que exigiu muito esforço dos proprietários. 

Outros transtornos: 

Durante o dia 19 de setembro de 2012, houve ainda falta de energia elétrica, problemas com internet e telefone em alguns pontos de Estrela. 

No final da tarde uma rajada de vento de aproximadamente 80 km/h atingiu o município. 

Texto e Fotos: 
Airton Engster dos Santos 
Aepan-ONG












Enchente Rio Taquari - 19 de setembro de 2012 - Urgente





Enchente do Rio Taquari - 23 horas do dia 19 de setembro - 20m 90cm medida na régua do porto de Estrela. 7 metros e 90 cm acima do nível normal.


Enchente do Rio Taquari - 22 horas do dia 19 de setembro - 20m 70cm medida na régua do porto de Estrela. 7 metros e 70 cm acima do nível normal.

Enchente do Rio Taquari - Leitura em encantado às 21h45min 11,70 metros.


Enchente do Rio Taquari - 21 horas do dia 19 de setembro - 20m 45cm medida na régua do porto de Estrela - Águas continuam subindo - 25 cm por hora. Diversas famílias flageladas no Bairro Praia em Lajeado.

Enchente do Rio Taquari - 20 horas do dia 19 de setembro - 20m 20cm medida na régua do porto de Estrela - Águas continuam subindo - 35 cm por hora. Encantado - leitura 20 horas 11,30metros - leitura anterior com intervalo de 1h30min....10,80.

Em Teutônia 3 famílias removidas pelo Corpo de Bombeiros em razão do temporal... Imigrantes vários locais sem energia elétrica.

Ás 18 horas e 25 minutos de 19 de setembro - Famílias sendo retiradas em Lajeado - Informações da Defesa Civil serão 40 famílias removidas, no primeiro momento.

Enchente Rio Taquari - Ás 18 horas de 19 de setembro de 2012, medida na régua do Porto de Estrela 19m 50cm. Cheia pode chegar a 22 metros. Ventos chegaram a 80 km por hora em Estrela hoje pela tarde. Temperatura em declínio.

Boa Noticia, o Rio Taquari na ultima hora subiu 30 cms no Porto 11 bairro Navegantes, e com isto atingiu 10m85cms, ainda existe a possibilidade de nenhuma casa ser atingida. 

Mas correm riscos, residencias no lago azul e vila moça.

Em Encantado o volume de chuvas foi de 150 mm nas últimas horas.

Às 17 horas e 50 min - Defesa Civil de Estrela calcula em 21 metros a cheia - Até o momento nenhum flagelado em Estrela.

Às 17 horas e 40 min informações dão conta que o Rio Forqueta começa a baixar..

O Rio Taquari em Encantado subiu na ultima hora 45 cms em Encantado, atingindo a marca de 10m55cms, ainda não esta atingindo casas, para isto faltariam mais 2m45cms, mas o Campo da Vila Moça já esta entrando agua. Em Estrela 19m 10 cm.

Cruzeiro do Sul sem energia desde meio dia de 19 de setembro...

Rio Taquari - Previsões iniciais é que teremos uma cheia entre 22 e 23 metros em Estrela, caso caso condições se mantenham em Encantado... Para condições atuais... 16 horas... Previsões iniciais.

Rua Olinda Mallmann no bairro Imigrantes em Estrela já está interrompida pelas águas

Encantado Rio Taquari subindo 40 cm por hora às 16 horas - 10m 10 cm.

Urgente - Leitura Porto de Estrela 16 horas: Alexandre dos Santos Rádio Encantado AM - 18,65 metros - leitura saiu agora 0,95 cm em duas horas. Subindo praticamente 50 cm por hora.

Estrela-RS - 16 horas - 19 de setembro - Ventando forte em Estrela, tempo nublado

Problemas com energia elétrica, telefone e internet em alguns locais no Centro da cidade

Informações Rádio Encantado AM 1.580 - Leitura das tres horas do Rio Taquari em Encantado, 9m70cm, subiu na ultima hora 50 cms, voltou a subir o rio, um pouco a mais que vinha subindo, ainda numa posição tranquila esta o taquari, mas agora se subir este volume nas próximas quatro horas, pode na quinta hora ameaçar algumas casas em Encantado, a medida das 16 horas será decisiva.

Em Estrela, 17 m 40 cm às 14 horas. 






ARVOREZINHA

TEMPORAL NA NOITE DE ONTEM

- Diversas casas com telhados danificados,

- Lojas invadidas pela água

- Arvores caídas na cidade e interior



Milton Fernando - Rádio Encantado AM - Bom Dia, quarta-feira, nada boa, choveu em média no Vale do Taquari 110 mm, e na Região da Serram em torno de 90 a 100 mm, falo de Vacaria, Bento, Garibaldi, Guaporém Lagoa Vermelha, e arredores, como a medida do Rio Taquari em Encantado, esta com mais de cinco metros, e esta agua esta por vir, pode atingir ao longo do dia os 12 metros que levam as primeiras familias a sairem de casa na região alta do Vale. Uma pequena enchente se aproximando.



Rádio Independente de Lajeado - Chuva e vento deixam o Vale em alerta



A chuva que caiu durante a noite e a madrugada (130mm nas últimas 24 horas) deixa a população do Vale do Taquari em alerta. No entanto, desde às 7h a chuva cessou. A medição das 14h do rioTaquari em Estrela, aponta para 4,7 m acima do nível normal (17,7 m), com aumento de 0,85 m nas últimas duas horas, sendo que o represamento de arroios acontece quando atinge 19m. A próxima medição irá ocorrer às 16h. Em Encantado, na medição das 14h30, o rio estava com 9,05 m, com aumento de 0,95 m em duas horas e meia. O Rio Forqueta está com três metros acima do seu normal, mas já estabilizou, na confluência com o Rio Fão, em Marques de Souza.


Algumas ruas ficaram interditadas em municípios da região, tanto durante a madrugada, como no início da manhã, devido a transbordamentos de bocas de lobo, mas a situação já se normalizou. Arroio do Meio, Pouso Novo e Progresso tiveram registro de granizo, mas sem grandes danos. Nos dois últimos municípios, assim como em São Valentim do Sul, Dois Lajeados e Ilópolis, o vento derrubou árvores e ainda houve falta de luz em diferentes pontos. RS

Casa levada pelo rio Taquari em Encantado

Uma casa de alvenaria desmoronou e foi levada pelo rio Taquarinesta madrugada, em Encantado. O Corpo de Bombeiros foi informado por volta das 4h. A residência de cerca de 30 m² ficava na barranca do rio, no bairro Lajeadinho, na estrada velha, quase divisa com Roca Sales. Ninguém ficou ferido. Além desta casa, outra moradia teve parte de sua estrutura levada pelas águas. Segundo os bombeiros, o local foi isolado e há risco de outros desmoronamentos. Por precaução, a Defesa Civil está removendo três famílias do bairro. RS

Hospital de Soledade é destelhado 

O vendaval e a chuva de granizo provocaram o destelhamento de várias casas de Espumoso e de Soledade, e até mesmo do hospital da cidade, Caridade Frei Clemente. RS DB 

Vento derruba poste no interior de Estrela 

O vento, combinado com a forte chuva da última madrugada, derrubou um poste de energia elétrica nesta madrugada na Estrada Linha Geraldo, em Costão, interior de Estrela. O poste de madeira foi colocado há cerca de duas semanas pela AES Sul. Um cabo rompeu após a queda e deixa cinco residências sem energia elétrica. Os moradores tentam contato com a AES Sul e não são atendidos. Eles querem que o cabo que está no chão seja retirado, pois o mesmo está energizado e pode causar problemas a quem transita pelo local. EE 

Água do arroio Boa Vista alaga Associação de Funcionários da Elegê em Teutônia 

A água excedente do arroio Boa Vista causa o alagamento dos três campos de futebol e do pavilhão da Associação de Funcionários da Elegê, em Teutônia. A Associação está localizada às margens da ERS-128, a Via Láctea, no bairro Languiru. EE 

Setembro registra mais do que o dobro da chuva esperada 

De acordo com levantamento extraoficial realizado por colaboradores do Grupo Independente, a média de chuva de 29 localidades do Vale do Taquari, nas últimas 24 horas é de 119mm. Desde sábado a média é de 188mm. A média do mês até aqui é de 312,4mm, mais do que o dobro do esperado (130mm). Os maiores acumulados foram registrados em Imigrante, Lajeado, Colinas e Sério. RS

Estrela - UAME realizou assembléia mensal de setembro



Na Assembléia Mensal realizada ontem (quita-feira) na sede da Associação dos Moradores do Bairro Auxiliadora, a UAME – União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela contou com a presença de integrantes da Pousada do Au Au e da Escola de Adestramento Cão C4, de Encantado.

Seus integrantes explicaram que foi iniciado um trabalho junto a APAE, o que está dando ótimos resultados.

Ricardo Walter explicou que “o cão deve ser companheiro e não uma arma agressiva e para isso o cão precisa de educação, orientação, assim como seu dono”.

Este trabalho em APAEs é uma cão-terapia para crianças especiais e a Secretária do Meio Ambiente de Estrela, Ângela Schossler, também presente à reunião, disse que o cão é muito importante na vida de uma criança, mas muitas não sabem como se relacionar com ele.

A frase final de Ricardo Walter foi que “o cão não pode ser o líder, ele tem que ter um líder, mas se não tiver, ele assume”.

A próxima assembleia da UAME acontece dia 18 de outubro, as 20h, sendo anfitriã a Associação dos Moradores do Bairro Cristo Rei.

Matéria e foto: Luiz Carlos Freitag

Taquari-Antas - ATA reunião com FEPAM - Agosto de 2012


ATA 124 / 2012 

Aos vinte e quatro dias do mês de agosto de dois mil e doze, às dez horas, no 
auditório do prédio 3 da Univates, em Lajeado, reuniu-se em reunião extraordinária, 
o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari-Antas, com 24 
(vinte e quatro) membros titulares, 4 (quatro) membros suplentes em posição de 
titular e 13 (treze) membros suplentes, além de convidados e ouvintes, conforme 
segue: GRUPO I – USUÁRIOS DA ÁGUA - Categoria: Abastecimento Público: 
SAMAE Caxias do Sul – Tiago de Vargas; SAMAE Caxias do Sul – Gilberto de 
Oliveira Ramos; CORSAN – Sílvio Alexandre Schuh; CORSAN – Malta Maria Fluck; 
Prefeitura Municipal de Triunfo – Mary Simone de Vargas Rosa; União Encantadense 
de Sociedades de Água – Marciano Garibotti; Associação Moradores dos Bairros 
São J. Operário, Santa Lúcia e Santa Terezinha – Tiago Betto. Categoria: 
Esgotamento Sanitário, Drenagem, Gestão Urbana e Ambiental: SAMAE Caxias 
do Sul – Renivo Girardi; Prefeitura Municipal de Marau – Denize Borella; CORSAN 
Farroupilha – Gelso Molon; CORSAN Farroupilha – Gelso Molon; Prefeitura 
Municipal de Triunfo – Maristela Sarzi de Almeida; Prefeitura Municipal de 
Farroupilha – Alex Basso. Categoria: Geração de Energia: CERTEL – Jílio Cesar 
Salecker; Vêneto Energética S/A – Karin Weber de Freitas; CEEE – André Mito 
Dornelles. Categoria: Produção Rural: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de 
Lajeado – Lauro Baum; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado – Gilberto 
Zanatta, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela – Lécio Antônio Gregóry. 
Categoria: Indústria: SICEPOT – Maicon Roberto Rizzon. Categoria Navegação e 
Mineração: não houve representação. Categoria: Esporte, Lazer E Turismo: não 
houve representação. GRUPO II – REPRESENTANTES DA POPULAÇÃO - 
Categoria: Legislativos Municipais: Câmara Municipal de Vereadores de Guaporé 
– Ademir Damo; Câmara Municipal de Vereadores de Taquari – Jairo Guaragni. 
Categoria: Associações Comunitárias e Clubes de Serviços Comunitários: 
Rotary Club de Taquari – Pedro Bruno Regner; AEBA – Ênio Costa Hausen. 
Categoria: Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão: Universidade de Caxias 
do Sul – UCS - Daniel Schmitz; Faculdade de Tecnologia La Salle – Tamara Bianca 
Horn; EMATER – Wilson Bossle; UNIVATES – Everaldo Ferreira; IFRS Campus 
Bento Gonçalves – Rodrigo O. Câmara Monteiro. Categoria: Organizações 
Ambientais: Fundação Pró-Rio Taquari – Ildo Mayer; AGADEMA – Cristina Mersoni; 
ONG ECOBÉ – ONG VIME – Ana Maria Postal. Categoria: Associações de 
Profissionais: não houve representação. Categoria: Organizações Sindicais: 
SITRACOOPER – Hélio Eduardo Pires. III – GRUPO DOS REPRESENTANTES DO 
GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL: Secretaria Estadual de Meio Ambiente – 
Tiago Brasil Loch e Daniel Vilasboas Slomp; Secretaria Estadual de Educação – 
Regiane Heinrichs Mallmann; Secretaria Estadual de Saúde – Eduardo Kieling. IV – 
GRUPO ESPECIAL – METROPLAN - Shirley Nielsen; FEPAM – Maria Dolores S. 
Pineda. Justificaram antecipadamente sua falta os seguintes membros: Juliano 
Rodrigues Gimenez – ABES; Tayrine B. Severo – Prefeitura Municipal de Lajeado; 
Eloede Maria Conzatti – Câmara de Vereadores de Lajeado. A referida reunião 
ocorre conforme convocação em circular externa n°124/2012, de 31 de julho do 
corrente. Inicialmente o presidente, senhor Daniel Schmitz saudou a todos, salientou 
a presença do Presidente da FEPAM, senhor Carlos Fernando Niedersberg, o 
Diretor Técnico, senhor Ricardo Volkinski, bem como a presença dos pró-reitores da 
Univates, senhores Claus Haetinger e Oto Moerschbaecher. 1) Apresentação do 
Reestudo do Diagnóstico Ambiental da Bacia Taquari-Antas: diretrizes 
regionais para o licenciamento ambiental das hidrelétricas – FEPAM: o senhor 
Daniel Schmitz agradece aos presentes e enfatiza que, em toda a história do Comitê 
Taquari-Antas, sua plenária discute o tema geração de energia e empreendimentos 
hidrelétricos. No dia de hoje, o Comitê recebe a FEPAM que fará a apresentação e 
discussão acerca do tema, através do Reestudo elaborado sobre Diretrizes 
Regionais para Licenciamentos Ambientas de Hidrelétricas. O presidente salientou 
que não se trata de uma reunião deliberativa, mas sim o início de uma discussão, 
compatibilização de usos múltiplos e de planejamento da Bacia como um todo. A 
senhora Dolores Pineda – FEPAM iniciou a apresentação fazendo uma Avaliação 
Ambiental Regional, enfatiza que a visão da FEPAM é a partir da preservação e 
conservação ambiental, objetivos desta. Explicou os impactos na fauna e flora 
causados pela construção de hidrelétricas, destacou que estudos relacionados a 
Geração de Energia já haviam sido realizados anteriormente pela CEEE em 1993 e 
pela FEPAM em 2001, o primeiro deles havia apontado 80 locais com potencial para 
a instalação de empreendimentos, porém no Estudo realizado pela FEPAM, o 
número de locais recomendados para implantação foi de 57. Neste momento, o 
Diagnóstico Ambiental Regional não faz mais menção à quantidade de 
empreendimentos e sim, define locais onde podem ser instalados barramentos para 
geração de energia e onde não podem. Na sequência, o senhor Ênio Leite – 
FEPAM, apresentou um dos aspectos que foi levado em consideração neste novo 
estudo e que é pré-requisito para definição dos locais onde não poderão ser 
instalados empreendimentos hidrelétricos, são 15 patrimônios paisagísticos 
identificados onde não será permitida a construção, tanto no curso do rio como na 
alça de vazão. Em seguida, a senhora Dolores Pineda – FEPAM, apresentou as 
áreas que foram apontadas como trechos livres de barramentos levando em 
consideração a existência de espécies endêmicas, monumentos naturais e critérios 
definidos pelo próprio estudo. Portanto, as áreas de preservação serão o Médio 
Turvo-Prata, Médio Antas, Baixo Guaporé e Taquari, as sub-bacias dos rios Guaporé 
e Tainhas, as cabeceiras da Bacia Taquari-Antas entre elas estão as dos 
mananciais Forqueta, Fão, Alto Taquari-Antas e Carreiro. Também destaca-se a 
definição de permanecer livre de barramentos o trecho do Rio Taquari entre a foz do 
Rio Guaporé e a barragem eclusa de Bom Retiro do Sul. Após o término das 
apresentações foi aberto espaço para pronunciamentos. O vice presidente, senhor 
Júlio Salecker, questionou se este Estudo refere-se somente a barramentos ou 
qualquer intervenção, em resposta a senhora Dolores Pineda - FEPAM, disse que o 
foco deste Estudo é especificamente barramentos na geração de energia elétrica. O 
senhor Júlio Salecker – CERTEL, disse ainda que neste Reestudo houve grande 
preocupação com a proteção ambiental, porém não foi apresentado os benefícios 
que a Geração de Energia traz a população e às empresas. Por fim, disse que 
poderíamos ter esse tipo de estudo para Cargas Orgânicas. A senhora Dolores 
Pineda - FEPAM complementou dizendo que este Estudo pode servir de modelo a 
futuros instrumentos e estudos. Na sequência a senhora Ana Postal – ONG VIME, 
parabenizou a FEPAM pelo trabalho realizado, disse que havia uma mobilização 
para transformar o trecho do Rio Guaporé em um Corredor Ecológico e que este 
estudo reforça a necessidade do trabalho a ser realizado. A senhora Dolores Pineda 
- FEPAM comentou que o Estudo desenvolvido possui diretrizes específicas para as 
sub-bacias com possíveis empreendimentos hidrelétricos. Em seguida o senhor 
Sérgio Cardoso – CORSAN disse que o Primeiro Plano Estadual de Saneamento 
está alinhado, assim como este estudo, para discutir o planejamento e gestão a 
partir do território definido na Bacia Hidrográfica. O senhor Daniel Schmitz, 
presidente do Comitê Taquari-Antas, complementou dizendo que no final de outubro 
deste ano, o Plano de Saneamento da Bacia terá as Audiências Públicas. Após o 
senhor Nelson Dorneles – empreendedor, disse que em alguns casos os 
barramentos podem ajudar e o fato de tornar um trecho livre de empreendimentos 
sem saber o quanto poderia gerar de energia é temeroso. O senhor Wilson Bossle – 
EMATER questionou se foram incluídos neste Estudo os planos ambientais dos 
lagos e entornos dos empreendimentos. A senhora Dolores Pineda - FEPAM 
respondeu que neste trabalho não foram incluídos estes temas, pois na fase de 
licenciamento ambiental é que os mesmos serão analisados. O senhor Dari Júlio 
Scherer - PATRAM parabenizou a elaboração do estudo bem como o fato do Rio 
Guaporé ficar livre de barramentos, pois este rio recebe diversas espécies de outras 
Bacias para se reproduzir. O senhor Júlio Gloss – empreendedor, disse que lamenta 
o fato do estudo não ter ficado pronto antes, pois muitos empreendedores 
desenvolveram trabalhos em regiões que agora estão restritas. A senhora Dolores 
Pineda - FEPAM respondeu que a partir de agora todos empreendimentos serão 
analisados com base neste Reestudo e que quando se iniciou os trabalhos, os 
empreendedores foram avisados que isso poderia acontecer. O senhor Júlio Gloss 
– empreendedor, ainda questionou de que forma será tratado as alças de vazão 
reduzidas. A senhora Dolores Pineda – FEPAM, respondeu que existem informações 
no Plano de Bacia e um grupo da FEPAM, que trabalham com este tema e que estão 
trabalhando em diretrizes para tratar destas e outras questões. O senhor Daniel 
Schmitz disse que a compensação de empreendimentos na Bacia é tema prioritário, 
bem como, as unidades de conservação que necessitam ser melhoradas e 
aumentadas. A senhora Dolores Pineda - FEPAM disse ainda que a SEMA, DEFAP e 
FEPAM tem como recomendação o investimento nas Bacias onde os 
empreendimentos se instalam. O senhor Iago – Consultor de Empreendimentos 
questionou se a metodologia de coleta de informações sobre a fauna aquática foi 
primária ou secundária. Em resposta o senhor Fernando Becker - Consultor do 
Reestudo disse que a metodologia utilizada subsidiou-se de dados secundários. O 
senhor Iago – Consultor de Empreendimentos disse que a fauna aquática é 
dinâmica, para a ictiofauna é fundamental campanhas amostrais primárias. O senhor 
Fernando Becker - Consultor do Reestudo concordou, no entanto informa que 
existem dados de duas décadas destes locais e que estes foram todos computados 
na análise do Diagnóstico. O senhor Iago - Consultor de Empreendimentos sugeriu 
que os empreendedores fossem chamados para trabalhar juntos nos estudos. O 
senhor Daniel Schmitz salientou que o Comitê Taquari-Antas terá um Grupo de 
Trabalho, decorrente do Plano de Bacia, que irá tratar de temas como a Geração de 
Energia. Após, o senhor Ênio Haussen – AEBA deu ênfase na racionalização, no uso 
e consumo de energia, criação de suínos, problema com os dejetos, possibilidades 
de geração de energia através da biodigestão como atividade provedora de 
desenvolvimento. O senhor Daniel Schmitz agradeceu a presença de todos, 
especialmente da FEPAM com a apresentação do seu Reestudo, lembrou a todos 
que dia 31, próxima sexta-feira, haverá a reunião ordinária do Comitê no auditório do 
prédio 11 da Univates. Nada mais havendo a constar, lavro a presente ata, 
que será apresentada para aprovação na próxima reunião dia 31 de agosto na 
cidade de Lajeado, na Univates. 

Lajeado, 24 de Agosto de 2012. 
Daniel Schmitz - Presidente 
Cíntia Agostini - Secretária Executiva

Estrela - Mostra fotográfica do Rio Taquari encontra-se no Correio


A Janela Itinerante encontra-se no Correio de Estrela com a mostra fotográfica "Belezas do Rio Taquari".
O objetivo é que ela convide as pessoas para um momento de reflexão em meio a sua rotina, mostrando o rio Taquari que todos conhecem, mas que muitas vezes passa por despercebido.

Semana da Água de Estrela ocorrerá de 01 a 09 de outubro de 2012


XIX Semana Interamericana da Água
XII Semana Estadual da Água
Semana da Água de Estrela

A Semana da Água de Estrela ocorrerá de 01 a 09 de outubro do corrente ano, conforme convite abaixo. Dentre diversas atrações, ocorrerá este ano, a 4ª edição da “Estação da Água”, evento que tem como objetivos mobilizar a comunidade para o uso racional da água, bem como divulgar trabalhos realizados no município por entidades comprometidas com as questões ambientais. A “Estação da Água” ocorrerá na última quinta-feira do mês, dia 25 de outubro, das 9h às 16h, na Praça Menna Barreto.
Na “Estação da Água” haverá exposição, jogos, hora do conto, distribuição de materiais informativos, esclarecimentos a respeito de assuntos relacionados à agua e divulgação de projetos. As atividades serão promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico juntamente com a Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho com o apoio de diversas entidades.
Solicitamos a confirmação da presença ( turma e nº de alunos) nos Eventos até 28 de setembro. Para confirmar o evento “Estação da Água” (horário de participação, turma e nº de alunos)o prazo é até o dia 19 de outubro de 2012. Informações, esclarecimentos e confirmações pelo e-mail salaverde@estrela-rs.com.br ou telefone (51) 3981 1093/1191, com Luiza Portz ou Regiane H. Mallmann.

Comitê define metas de qualidade das águas para 20 anos - Taquari-Antas


Bacia Taquari-Antas

Comitê define metas de qualidade das águas para 20 anos

Um importante passo que visa garantir quantidade e disponibilidade de água para as futuras gerações foi dado pelos membros do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. 
Representantes de usuários da água e da população, eles definiram as metas de qualidade das águas das 32 subacias que integram a Bacia Taquari-Antas a serem atingidas em um prazo de 20 anos. 
Um momento considerado histórico pelo presidente do Comitê, Daniel Schmitz, tendo em vista que o parlamento das águas foi formado em 1998 e depois de muito planejamento e estudo, chega à fase final do Plano de Bacia com a construção dos cenários de pré-enquadramento das águas. 
Os objetivos foram propostos em reunião plenária realizada na sexta-feira, dia 31, no Centro Universitário Univates, em Lajeado. 
As metas traçadas estão baseadas na Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que classifica as águas em cinco qualidades, que vai da especial à classe quatro. 
Foi com base nessas informações que a população escolheu, por meio das consultas públicas, as intenções de usos futuros para os recursos hídricos. 
A decisão tomada pelo Comitê está balizada por esses desejos da sociedade e pela situação atual em que se encontram as águas das 32 subacias. 
Para que as metas de qualidades sejam atingidas, serão necessárias intervenções ligadas à redução de cargas poluidoras como fósforo (P), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), coliformes e nitrogênio (N). 
“Esse é o momento de recebermos a informação e discutir se são possíveis essas intervenções num horizonte de 20 anos”, destacou Schmitz. 
Com todas essas informações esclarecidas, os membros do Comitê definiram a qualidade de classe 2 (Resolução 357 do Conama) para 17 mananciais. 
A água nessas condições é destinada ao abastecimento doméstico após tratamento convencional; proteção das comunidades aquáticas; recreação de contato primário; irrigação de hortaliças e plantas frutíferas; e produção de organismos aquáticos. 
Para os outros 15 trechos de rios da Bacia foi escolhida a classe 1. 
Nesse patamar, a qualidade da água é maior, sendo que para o abastecimento humano é necessário tratamento simplificado. 
Além disso, com o bem natural nessa situação pode haver proteção das comunidades aquáticas, recreação, irrigação de hortaliças e criação natural ou intensiva de peixes. 
Um exemplo da tomada de decisão dos membros do Comitê é o Rio Camisas, que integra a unidade de gestão Alto Taquari-Antas e abrange cidades como Cambará do Sul. 
A classe atual de qualidade dele é 4 e as intenções de uso nas consultas públicas foram 1 e 2. 
Com base nisso, o Comitê votou como meta a ser atingida a classe 1. 
Para o rio chegar nessa situação dentro de 20 anos, terão que ser reduzidos 84,21% da carga de DBO lançada atualmente. 
Esse esforço vai ter que ser feito por todos os entes que despejam cargas no manancial, explica Schmitz. 
“Tanto organizações públicas e privadas vão ter que abater os seus resíduos poluidores lançados, para atingir as metas de qualidade desejadas”, enfatiza. 
No caso das empresas, elas terão que melhorar seus sistemas de tratamentos de efluentes, por exemplo, e aquelas que não o têm, deverão implantar. 
No que se refere à poluição oriunda do saneamento, o presidente do Comitê coloca que o primeiro passo será o tratamento do esgoto doméstico. 
Outro setor que será atingido e deverá fazer intervenções e reduzir resíduos poluidores é o agropecuário, especialmente no que diz respeito às cargas orgânicas. 
De acordo com Schmitz, as ações serão fiscalizadas pelos próprios órgãos licenciadores, a exemplo da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e dos próprios municípios. 
Na reunião foram formadas ainda as câmaras técnicas que vão trabalhar temas não detalhados e regrados no Plano da Bacia como a definição de trechos de rios de Classe Especial, usos não contemplados na Resolução 357 do Conama (geração de energia, esgotamento sanitário...) e os índices de fósforo presentes nas águas. 
Também foi definida a comissão eleitoral que vai acompanhar os trâmites da eleição do Comitê para o biênio 2013/2014.

Enquadramento será votado no dia 28 de setembro 

A decisão tomada pelo Comitê na sexta-feira será concretizada na última reunião de construção do Plano da Bacia Taquari-Antas, somada aos cenários de intervenções necessários para atender as metas de qualidade estabelecidas. 
Será no dia 28 de setembro, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul. 
Assim, será concluída a etapa B do Plano e o documento seguirá para homologação do Conselho de Recursos Hídricos (CRH) e se tornará um instrumento legal, sendo um balizador para licenciamentos ambientais, outorgas e planejamentos regionais das águas da Bacia Taquari-Antas. 
A fase C do processo deverá ser contratada pelo Poder Público e consiste nos programas de intervenções necessários para concretizar as metas do enquadramento. Mais informações podem ser encontradas nos sites www.taquariantas.com.br e www.planotaquariantas.com. 

Membros do Comitê votaram metas de qualidade das águas para as 32 subacias 
Crédito: Simone Rockenbach Kamphorst

Centenas de peixes morre­ram após o despejo de re­síduos no Arroio São Ra­fael, no fim de semana - Vale do Taquari


a

Centenas de peixes morre­ram após o despejo de re­síduos no Arroio São Ra­fael, no fim de semana. O Grupo de Policiamento Ambiental (GPA) acredita que a poluição seja decorrente do vazamento de pro­dutos químicos da Indústria de Farinhas de Ossos (Faros), insta­lada na localidade, ou de dejetos orgânicos de propriedades rurais que ficam às margens do arroio.

Os moradores estão inconfor­mados. No dia 20 de agosto, situ­ação parecida ocorreu no Arroio Sampaio. “É um absurdo, os pei­xes estão morrendo e parece que não há solução para isso”, recla­ma o produtor Breno Hahn, 45, de São Rafael.

Ele reside no local há duas dé­cadas e observa que a mortanda­des de peixes é frequente: cerca de duas a três vezes por ano. “Todos sabem quem são os culpados por isso, mas nada é feito, pois os en­volvidos têm dinheiro e parece que isso é o suficiente.”

No domingo, Hahn encontrou os peixes boiando no leito do Arroio São Rafael. “Se cortamos uma ár­vore para ampliar nossa lavoura, seremos multados. Quero ver o que farão agora.”

Hahn usa a água do arroio para irrigar sua lavoura de hortaliças. Teme que os produtos sejam con­taminados devido à poluição.

BM investiga causas

Ontem, o comandante do GPA, soldado Dari Scherer esteve no lo­cal onde os peixes foram encontra­dos mortos. Na vistoria preliminar, afirma ter constatado resíduos irregulares no arroio. Uma das hi­póteses é de que a empresa Faros, instalada próxima do local, tenha despejado material sem tratamen­to, descumprindo a Licença de Ope­ração emitida pela Fepam.

A Brigada Militar (BM) cogita a possibilidade de os resíduos serem de propriedades rurais localiza­das às margens do arroio. Scherer informa que hoje o GPA volta ao local para averiguar essa situa­ção. Adianta que uma perícia será aberta nos próximos dias para in­vestigar a origem e as substâncias encontradas no arroio.

Depois disso, o material será en­caminhado aos órgãos responsáveis – Fepam, Ministério Público e Polí­cia Civil –, que farão um inquérito policial e avaliarão se a empresa é realmente culpada ou se a poluição provém de propriedades rurais.



Empresa foi multada em R$ 40 mil

Em 23 de agosto, a Faros foi mul­tada em R$ 40 mil pela Fepam por lançar efluentes no Arroio Sam­paio, cerca de dois quilômetros distantes do São Rafael. O crime ambiental foi flagrado pelo GPA.

Após a constatação da morte dos animais, a BM encaminhou ao órgão estadual um relatório sobre os danos causados ao ambiente. Na época, a Faros alegou que não é possível determinar o motivo da mortandade devido à falta de amostrar para exame.

Caso recente

No dia 13 de agosto, um suino­cultor foi autuado por largar de­jetos suínos no Arroio Alegre, em Forquetinha. Morreram dezenas de peixes, como lambari, cascudo e cará. A propriedade tinha uma licença municipal desde fevereiro do ano passado, mas de acordo com o GPA, a situação das insta­lações era precária.

O que ocasiona as mortes

O despejo de produtos químicos ou resíduos de animais no arroio é a principal causa para a morte de peixes. Con­forme o biólogo Luiz Steffens, devido à baixa quantidade de água nos arroios, o produto fica mais consistente, aumen­tando o dano.

A situação, de acordo com ele, fica mais precá­ria em períodos como o atual, em que há pouca chuva. Observa que os arroios se transformam em poças. “A matéria orgânica acumula e os poucos peixes que exis­tiam ali morrem.”

Fonte: Jornal A Hora do Vale


Enchente no Rio Taquari 1912 - Centenário da Grande Cheia que trouxe grandes prejuízos para Estrela



A enchente na Estrella 

Na Estrella, a enchente que houve com as ultimas chuvas caidas tomou proporções assustadoras. O leito do rio Taquary, que tem uma altura consideravel, em poucas horas ficou completamente transbordando. As águas inundaram os terrenos adjacentes ás margens, numa extensão de mais de um kilometro, levando casas, criações, etc, e destruindo cercas e tapumes de pedra, devido a avalanche vertiginosa das aguas. 

A parte norte da villa ficou completamente inundada, attingindo a agua a altura de dois edificios. A officina mechanica do sr. Germano Goellner e o engenho de serra a vapor do sr. Carlos Matte foram invadidos pelas águas. 

A parte sul tambem foi alagada, sendo as torrentes extraordinariamente fortes. 

Os trapiches da Companhia Fluvial fora alagados, chegando as águas até a rua 7 de Setembro, attingindo pois a altura de 70 metros mais ou menos. 

O estabelecimento dos srs. Ruschel e C., fronteiro ao porto da villa, foi levado pela enchente, e diversas casas contiguas áquelle estabelecimento foram invadidas pelas águas, como a casa de negócio dos srs. Terra e Irmão e Octacilio Rosa e C. 

O arroio Estrella transbordou, cobrindo a parte de alvenaria em construcção sobre o mesmo arroio, subindo as aguas á altura de 80 metros mais ou menos. A ponte ali existente nada soffreu, devido á sua solida construcção. 

Muitos foram os prejuizos causados pela enchente. 

As linhas telegraphica e telephonica ficaram completamente damnificadas.

Em nossa vitrine acham-se algumas photographias da enchente na Estrella.

Notícia publicada no Correio do Povo de 30 de agosto de 1912.

A grafia de época está preservada nos textos acima.

Texto: Fonte: Correio do Povo - 2 setembro de 1912
Foto: Memorial da Aepan-ONG