Defesa Civil de Estrela em Alerta




Coordenador da Defesa Civil de Estrela-RS Jorge Both e Airton Engster dos Santos

Defesa Civil de Estrela em Alerta...

Pequena elevação no nível das águas do Rio Taquari - 17 metros - 4 metros acima do normal preocupa Jorge Both - Coordenador da Defesa Civil de Estrela, pois há previsão de mais chuva nas cabeceiras do Rio Taquari-Antas. 

No momento o Rio está estabilizado desde às 5h da manhã de 27 de junho de 2014. 

Principalmente com relação a próxima segunda-feira - 30 de junho de 2014 o alerta é total.






Amanhecer de domingo 29.06.2014, em Estrela-RS - Fotos do Rio Taquari quando atinge a cota de 18 metros e 73 cm, já estabilizado desde às 6 horas da manhã. No município de Encantado o Rio parou de subir às 00 hora e já está baixando. Chuva em Estrela - Nas últimas 24 horas: 25 mm; 48 hs: 39 mm; 72 hs: 45 mm e 96 hs: 49 mm... Defesa Civil continua em alerta.... Neste momento não chove o sol aparece timidamente...







Estrela, 29 de junho de 2014
Defesa Civil Informa: Em contato com o Coordenador Jorge Both passou as últimas informações sobre a cheia do Rio Taquari. A estabilização ocorreu às 11h com cota 18 metros e 91 cm em medida da régua do Porto de Estrela.

Desde então baixou 22 cm. Segundo Both a maior parte das águas que abasteceram a pequena enchente vieram dos afluentes Forqueta, Arroio Estrela e Arroio Boa Vista. 

Em Encantado estabilizou às 01 h da madrugada de hoje. Em Muçum às às 23 de ontem. A equipe da Defesa Civil de Estrela esteve em alerta durante todo final de semana desde sexta-feira. Felizmente nenhuma família precisou ser removida.




Enchente Rio Taquari - 6 de junho de 2014


Enchente Rio Taquari - 6 de junho de 2014

Plantão Rádio Studio FM 98.3 - Pequena Cheia no Rio Taquari - Boletim das 16 horas direto da Defesa Civil do Estrela-RS. O Coordenador Jorge Both tranquiliza a comunidade pois o Rio Taquari já estabilizou em 19m e 90cm. Uma precipitação pluviométrica que superou 150 mm nas cabeceiras de alguns recursos hídricos da Bacia Taquari-Antas foi responsável pela subida do nível das águas. 
Em Estrela-RS, três ruas foram interditadas. Não houve remoção de pessoas de suas residências. 
Fotos - Defesa Civil de Estrela-RS








Prefeitura de Estrela-RS - Semana do Meio Ambiente 2014


Funcionários Públicos foram conhecer as instalações da UTL - Usina de Tratamento de Lixo e Canil Municipal, localizados do distrito de Delfina. O Secretário do Meio Ambiente e Saneamento Básico Hilário Eidelwein acompanhou a comitiva que chegou ao local com o ônibus que transporta os operários da UTL. Todos manifestaram grande preocupação com o futuro - Onde vamos acondicionar tanto lixo... A UTL recebe em média 17 toneladas de lixo diariamente recolhido no município de Estrela.

Todos acompanharam o processo de reciclagem, lagoas de xurume, e célula de rejeito. 

Tiveram a oportunidade de conhecer o Canil Municipal. Cães abandonados em Estrela são recolhidos para o local onde recebem tratamento por médico veterinário e alimentação. Estão a espera de adoção. Segundo o secretário Hilário Eidelwein existem muitos cães abandonados na cidade. O canil está com sua capacidade esgotada, lamenta.

Parabéns secretário Hilário... Excelente trabalho.... Oportunizar as pessoas a conhecer a problemática do lixo... Dialogar com a cidadania... Isso é promover a conscientização...

Texto e fotos - Airton Engster dos Santos