Rio Taquari na chegada do outono





Rio Taquari com águas transparentes


No sábado dia 21 de março de 2009, voluntários da Aepan-ONG realizaram levantamento das condições ambientais do Rio Taquari.

Ás 09 horas, momento em que se efetivou as atividades de observação e medidas o sol brilhava intensamente, sem nuvens e com céu azul, soprava uma brisa suave com ventos entre 12 a 19 km por hora. A umidade do ar de 66% e temperatura atmosférica de 26 °C.

Observou-se a presença de diversas espécies de pássaros na mata ciliar. Também muito lixo jogado na margem do rio. A temperatura do solo com 23 °C. A jusante 200 metros do Porto de Estrela, desbarrancamento recente numa extensão de 150 metros.

A transparência da água com 95 centímetros de profundidade medida com disco de Secchi. A água inodora esverdeada e com aspecto límpido com 26 °C de temperatura. Sem nenhuma proliferação de algas. Também não foi visto óleo nem espumas na lâmina da água. Presença de cardumes de peixes.

Oxigênio Dissolvido com ótima concentração e pH de 6,8. Outras análises químicas normais.

No Porto de Estrela realizavam-se trabalhos de descarga de dois barcos de arreia.

Após apuração e estudos dos resultados obtidos pode-se afirmar que as condições ambientais das águas do Rio Taquari são boas.

O que causa preocupações são o lixo e o desbarrancamento com o conseqüente assoreamento do Rio.

Participaram dos trabalhos: Jorge Scherer, Airton Engster dos Santos e Marco Kaffer.


Dia Mundial da água - 22 de março:

Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água?

Vamos aos fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.

Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.

Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março.

Por conta disso, a ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.


Airton Engster dos Santos - Aepan-ONG

Nenhum comentário: