Condições do Rio Taquari em Junho – Entrada do Inverno 2010






Condições do Rio Taquari em Junho – Entrada do Inverno 2010

Apesar da precipitação pluviométrica média na região, de 198 mm, durante o mês, com maior volume de chuvas verificado entre os dias 16 e 20 de junho de 2010, fazendo com que houvesse uma pequena cheia de 17,25 metros, ou seja 4,25 metros acima do nível normal, águas do Rio Taquari com boas condições ambientais em junho de 2010 .

No dia do monitoramento (25/06) o tempo era ensolarado, com temperatura do ar de 19,0 °C às 17 horas. Soprava um vento leve de 12 km/h. Umidade Relativa do ar com 78%. A transparência da água com 45 cm, cor marrom e aspecto barrenta. Não foi verificado espuma na superfície da água. Temperatura da água com 16°C.

O Potencial de Hidrogênio (pH) 6,8, portanto neutro e ideal. Água inodora. Foi constatada a presença de peixes na água. Verificado lixo nas barrancas, especialmente plástico e isopor. Oxigênio Dissolvido com 10,7 mg/L; Matéria Orgânica: 3,6 mg/L.

Foi visto sobrevoando sobre as águas do Rio Taquari, a ave conhecida como “Garça Branca Pequena”, com plumagem totalmente branca, bico e e pernas escuras e pés amarelos. Alcança 54 cm de comprimento. Pode ser vista pousada nos galhos da mata ciliar ou sobrevoando as águas.

Na mata ciliar do Rio Taquari, foi encontrado árvore de Cedro que possui de 25 a 35 metros de altura, folhas grandes, compostas com inúmeros folíolos, decíduas ou caducas. O fruto é lenhoso de cor castanho-escura, abrindo-se cinco valvas, quando maduro, liberando numerosa sementes aladas.

O cedro floresce na primavera e frutifica no inverno, após a queda das folhas. Tem ocorrência no interior da mata ciliar e na Praça Menna Barreto em Estrela.

Curiosidades:

No dia 21 de junho, entrada oficial do inverno a temperatura mínima foi de 7,1 ºC e máxima de 15 ºC, com sol e núvens no final do dia.

Já a temperatura mínima observada no mês de junho foi de 5,7 ºC e a máxima de 25,0 ºC.
Os trabalhos de monitoramento, foram coordenados por voluntários da Aepan-ONG, Jorge Scherer, Airton Engster dos Santos e Marco Kaefer.

Nenhum comentário: