Contaminação da Água

Rio Taquari - Foz do Arroio Boa Vista



CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA


De maneira simples a contaminação da água pode ser definida como a adição de substâncias estranhas que deterioram sua qualidade. A qualidade da água se refere a sua aptidão para usos benéficos, como abastecimento, irrigação, recreação e etc. Um contaminante pode ser de origem inorgânica, como o chumbo ou mercúrio, ou orgânico, como coliformes provenientes de esgotos domésticos.


Do ponto de vista ecológico a qualidade de água têm uma conotação um pouco diferente. A qualidade de água de um ecossistema aquático natural pode ser muito diversa; certos ecossistemas apesar de possuírem concentrações elevadas de sais, pHs ácidos ou baixa concentração de oxigênio dissolvido podem ter comunidades estáveis e adaptadas a viver nestes meios. Nestes casos, a qualidade da água depende fundamentalmente dos aportes naturais, dados pela chuva e pelas condições naturais de geologia e solos da bacia de drenagem.


As principais fontes de contaminação aquática são as indústrias, a agricultura e os despejos domésticos. A decomposição natural da matéria orgânica, acumulada em excesso, causa mudanças drásticas na concentração de oxigênio e nos valores de pH, que podem ser, às vezes, mortais para os peixes.


Várias são as classes de substâncias que podem chegar a contaminar a água. Algumas podem causar turbidez na água (diminuição da transparência), outras aumentar a salinidade ou a temperatura. Como exemplo podemos citar:


• Sólidos em suspensão - provêm da erosão dos solos, atividades de mineração, agrícolas ou industriais. Estas substâncias diminuem a transparência da água e consequentemente a atividade fotossintética, podem causar danos às guelras e brânquias dos organismos aquáticos e perturbar os locais de desova e refúgio destes.


• Substâncias tóxicas - os problemas mais grave são das substâncias resistentes à decomposição microbiana, cujo poder acumulativo na água e nos organismos põem em perigo a estabilidade dos ecossistemas aquáticos, da vida animal e do homem. Dentre estes estão os metais pesados, extremamente tóxicos.


• Detergentes - os detergentes, devido a sua composição química, têm a propriedade de limpar com maior rapidez e de ser mais eficiente em águas com alto conteúdo de Ca++ e Mg++ , ultrapassando, em muito, o sabão. Os detergentes baixam a tensão superficial da água, exercendo um efeito desoxigenador no corpo d'água, pois reduz a superfície de contato entre a água e o ar. Contribui também para a eutrofização, devido ao conteúdo de fósforo incorporados à sua molécula, o qual após a degradação passa a estar disponível para a comunidade.


• Sais - os sais são o produto da neutralização de um ácido e uma base. Um aumento dos sais nos ecossistemas aquáticos traz, como conseqüência, problemas de osmoregulação dos organismos, podendo chegar a eliminar os não adaptados.

Nenhum comentário: