Plano da Bacia Taquari-Antas: Consultas públicas sobre futuro dos recursos hídricos

Plano da Bacia Taquari-Antas: Consultas públicas sobre futuro dos recursos hídricos
Consultas públicas sobre futuro dos recursos hídricos serão realizadas em cinco municípios

Lajeado, Guaporé, Bento Gonçalves, Vacaria e Caxias do Sul vão sediar os encontros regionais da Bacia que tem 119 municípios

O futuro dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas terá uma importante e decisiva participação da sociedade. A população dos 119 municípios integrantes da Bacia será ouvida, através de consultas públicas, a partir de março de 2012. Serão realizados encontros regionais em cinco cidades: Lajeado - 8/03; Guaporé – 15/03; Bento Gonçalves – 22/03; Vacaria – 29/03; e Caxias do Sul – 12/04. Os cerca de 1,3 milhão de habitantes serão convocados a dar sugestões sobre os usos possíveis da água em seu trecho de abrangência. 

Entre alguns dos usos contemplados estão setores como agropecuária, abastecimento público, turismo e lazer. Além disso, serão escolhidas e definidas as classes e padrões de qualidade dos recursos hídricos desejados com base na Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Segundo essa normatização, são cinco as classes de uso da água, que vão da especial, destinada ao abastecimento doméstico sem prévia ou com simples desinfecção, até aquela para usos menos exigentes como a navegação e imprópria para o consumo humano.  

A partir dos apontamentos da sociedade serão definidas as classes de qualidade necessárias para atender os usos desejados. Os resultados das consultas públicas serão levados às mesmas cidades em mais uma rodada de encontros com a sociedade, no segundo semestre de 2012.

Todo este processo fará parte da etapa de enquadramento do Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, que está sendo elaborado pela Serviços Técnicos de Engenharia S.A. (STE), de Canoas. Atualmente, o Plano está na fase de diagnóstico dos usos, quantidades e qualidades das águas dos municípios integrantes da Bacia. A STE apresenta mais um balanço do trabalho na próxima reunião do Comitê Taquari-Antas, que ocorrerá no dia 2 de dezembro, na Univates, em Lajeado.


O Plano

Lançado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas em abril deste ano, o Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas tem como objetivos conhecer a Bacia, seus recursos hídricos, usos, limitações, carências, necessidades de intervenção e desejos da população. O desenvolvimento tem duas importantes etapas: realização do diagnóstico da Bacia (fase atual) e, em conjunto com a população, enquadramento das águas superficiais.

Nenhum comentário: