Schmitz e Salecker seguem à frente do Comitê Taquari-Antas


Schmitz e Salecker seguem à frente do Comitê Taquari-Antas

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas elegeu nesta sexta-feira, dia 25, a sua diretoria para a gestão 2013/2014. O processo eletivo fez parte da primeira reunião do parlamento neste ano, a qual reuniu cerca de 60 pessoas no Centro Universitário Univates, em Lajeado. 
Por unanimidade dos votos da plenária, composta por representantes da população e usuários da água, foram reconduzidos aos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, o engenheiro agrônomo Daniel Schmitz e o engenheiro agrícola Julio César Salecker. Este será o terceiro mandato dos profissionais no parlamento das águas, sendo que Schmitz é membro em nome da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Salecker da Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel). Vale destacar que a chapa eleita (única inscrita) obedeceu dois critérios levados em conta na escolha da diretoria: que as entidades representadas se enquadrem em categorias diferentes, neste caso a UCS em representantes da população e a Certel em usuários da água, e que estejam localizadas em regiões distintas (Vale do Taquari e Serra) da Bacia Taquari-Antas, que abrange 119 municípios do Estado. 
A votação da plenária ocorreu após a apresentação do plano de trabalho da diretoria para os próximos dois anos. A proposta tem quatro eixos centrais: a continuidade da construção do Plano da Bacia Taquari-Antas; capacitação dos membros do colegiado; articulação com demais instâncias políticas e sociais para implementação do Sistema de Recursos Hídricos; e comunicação, a fim de que sejam utilizadas suas ferramentas para auxiliar na gestão da Bacia Taquari-Antas. “Gostaríamos de ter um compromisso mútuo com essa plenária e que essa construção seja o retrato dos desejos da sociedade”, destacou Schmitz. Para Salecker, os assuntos apresentados são as demandas atuais da Bacia Taquari-Antas. “São quatro grandes tópicos e que precisam ser muito trabalhados”, enfatizou. 
Na reunião também foi feita a posse oficial por representantes do Conselho de Recursos Hídricos (CRH) das novas entidades membros do Comitê, eleitas em dezembro do ano passado. Além disso, outras organizações pleitearam cadeiras em categorias que ainda dispunham de vagas nas condições de titular e suplente.

Grupos de trabalho
No encontro o colegiado também pôde se articular em três grupos de trabalho que vão tratar sobre temas pertinentes à gestão do Plano da Bacia Taquari-Antas. Esta consiste na fase C do processo e será desenvolvida em 2013 e 2014. Consequentemente, serão definidas as intervenções para que o enquadramento (aprovado pelo CRH e que retrata os desejos de qualidade para as águas da bacia manifestados pela sociedade) seja concretizado.

Nenhum comentário: