Estrela-RS - Lixo em local irregular


Lixo em local irregular surpreende Governo de Estrela

Durante esta semana uma notificação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) tomou de surpresa o Governo de Estrela. A existência de um depósito de lixo irregular, às margem da BR-386, no ponto zero de início da obra de duplicação – em frente a Transportadora Giovanella – poderia atrasar os trabalhos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit).
Uma reunião foi marcada com representantes do órgão, engenheiros e Executivo. “A notificação é clara, o Executivo precisará remover o lixo e liberar o terreno para a obra”, revela o vice-prefeito Valmor Griebeler, que participou do encontro. No final da manhã de quinta-feira (2), o secretário de Meio Ambiente de Estrela Hilário Eidelwein, o vice-prefeito e técnicos do Denit estiveram no local avaliando a situação.
O material foi depositado entre os anos de 2010 e 2011 e era para ser composto estritamente por lixo verde. No entanto, uma vistoria rápida no local detectou a presença de material orgânico e restos de sofás, tecido, papelão, entre outros. “Este é um passivo ambiental que desconhecíamos, herdado da Administração passada, responsável pelo aterramento”, revela Eidelwein.
Agora uma parceria entre o Governo de Estrela e o Denit propiciará a remoção do lixo e recolocação em local adequado, devidamente licenciado, para, só então serem retomados os trabalhos.

Matéria e foto: JÔNATAS DOS SANTOS


Nenhum comentário: