Principal encontro de bacias hidrográficas do País no Rio Grande do Sul


Rio Taquari em Estrela-RS

Principal encontro de bacias hidrográficas 
do País será lançado nesta quinta-feira, em Porto Alegre

Será lançado nesta quinta-feira (13), às 11h, no auditório da Corsan, o XV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), a ser realizado em Porto Alegre entre os dias 14 e 18 de outubro, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Organizado pelos fóruns estadual e nacional de bacias, Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) e o Governo do Estado, o Encob é principal evento do País na área de gestão hídrica, reunindo 120 comitês de bacias brasileiras em um encontro para quase 1,5 mil pessoas. 

De acordo com o diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Rio Grande do Sul conquistou o direito de sediar o evento, em eleição realizada no ano passado, por conta de sua história de pioneirismo nesse segmento e, em especial, pela retomada nos dois últimos anos ao fomento da gestão hídrica em parceria com a sociedade civil e demais esferas de governo. ?O fomento aos planos de bacias e o trabalho conjunto com os comitês resultaram nesse reconhecimento nacional?, diz.

Segundo Mendonça, os números mostram os recentes avanços do Estado em relação aos planos de bacias que, ao lado do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), configuram-se nos principais instrumentos de gestão ambiental. ?Em 2012, formalizamos o primeiro plano completo de bacia da história do Estado, o do Gravataí, e na semana passada demos início ao mesmo processo na Bacia do Rio dos Sinos?, ressalta. 

O diretor de DRH lembra ainda que, no começo de 2011, o Estado tinha nove bacias com as fases A e B concluídas (algumas paradas desde 2005). Hoje, além do estágio avançado no Gravataí e Sinos, há outros sete em licitação. ?A ideia é que, em 2014, tenhamos, ao todo, cinco planos completos e quatorze em fase intermediária?, projeta. O Rio Grande do Sul tem 25 bacias hidrográficas.

Planejamento para o futuro

Os planos de bacias hidrográficas são iniciativas que abrem caminho para um planejamento capaz de regular o uso das águas de uma região (regrando os múltiplos usos, tais como abastecimento público, agricultura, indústria etc). São fundamentais para reduzir os impactos de secas ou de inundações, traçam diretrizes que permitem melhora no saneamento básico das cidades no entorno das bacias e, também, estabelecem metas e medidas que possam, em um futuro próximo, melhorar a qualidade dos recursos hídricos.

As etapas de um plano de bacia hidrográfica 

Etapa A - Diagnóstico: Compreende o levantamento e a avaliação integrada da situação atual dos recursos hídricos, englobando os aspectos relacionados às disponibilidades hídricas e às demandas e sua interface com a dinâmica social, com a articulação de diferentes áreas do conhecimento. 

Etapa B - Cenários Futuros: Consiste na elaboração de cenários futuros, de natureza qualitativa e quantitativa, relativamente aos recursos hídricos. Basicamente, é a formulação de cenários com as intervenções previstas e de Enquadramento. 

Etapa C - Programa de Ações: É o momento da elaboração de estudos que conduzam à definição das ações necessárias para se atingir os objetivos e metas estabelecidos para a Bacia, com base nos cenários desenvolvidos na Etapa anterior, notadamente do enquadramento.

Lançamento do XV Encob

Quando ? Dia 13, quinta-feira, às 11h.
Onde ? No auditório da Corsan, na rua Caldas Júnior, 210, 18º andar.
Realização ? Fóruns estadual e nacional de bacias hidrográficas e Governo do Estado.

Nenhum comentário: