Rio Taquari-RS 2007

Aepan-ONG divulgou estudo
sobre o Rio Taquari em 2007

De maneira geral as águas do Rio Taquari em 2007, podem ser consideradas de classe 1 conforme resolução do CONAMA que classifica as águas doces em cinco categorias (especial e Classes 1, 2, 3, 4). A informação é da Aepan-ONG que faz monitoramento do Rio há três anos. Águas de classe 1 são indicadas ao abastecimento domestico, após tratamento convencional; Proteção das comunidades aquáticas; Recreação de contato primário (natação, mergulho e esqui aquático) Irrigação de plantas frutíferas e hortaliças.
No Rio Taquari, houve uma diminuição de oxigênio dissolvido nos meses de verão, porém não baixou dos níveis de segurança (ficou sempre acima de 6 miligramas por litro). Nas outras estações níveis de oxigênio dissolvido ótimo.
Temperaturas muito altas favorecem a diminuição de Oxigênio dissolvido (diminui sua solubilidade). Nos meses de verão houve aumento da temperatura da água, porém o nível de oxigênio dissolvido embora tenha apresentado queda na sua concentração ficou com concentração aceitável. Demais meses do ano, temperatura da água normal, não apresentando choque térmico.
Nas águas do Rio Taquari, em 2007, a variação do pH se deu entre 6,8 e 7,5, portanto normal (neutro e ideal para organismos aquáticos).
A transparência da coluna d’água do Rio Taquari variou desde trinta centímetros em maio até um metro em abril. O recomendável é maior que cinqüenta centímetros.
A matéria orgânica ficou dentro da faixa aceitável apenas nos meses de abril, junho e dezembro (limpa). Nos demais meses do ano esteve muito acima do recomendável (mais turva). Este é um dos graves problemas do Rio Taquari. Matéria orgânica proveniente de esgotos cloacais.
Duas cheias foram verificadas em 2007: A primeira em julho, atingiu a cota de 24,52 metros e a segunda em setembro chegando a 26,25 metros, medidas no Porto de Estrela.
Outros dois problemas foram constatados pelos ambientalistas: Erosão nas barrancas, especialmente no buraco dos cachorros e atrás da empresa Granóleo; Também a grande quantidade de lixo jogado nas barrancas como: plástico, ferro, madeira, isopor e pano.
Com relação à amplitude térmica, a maior temperatura atmosférica (ar) foi verificada no mês de Janeiro com 38 °C na sombra e a menor, O,5 °C em julho de 2007.
A precipitação pluviométrica (chuva) na área da bacia Taquari-Antas chegou a 1.684 milímetros no ano de 2007. O mês com maior quantidade de chuva foi setembro com 255 milímetros e com menor precipitação, novembro com 50 milímetros.
Mais informações podem ser obtidas na Aepan-ONG pelo E-mail aepan.ong@gmail.com – Estrela-RS – Celular: (51) 9132-2266 com Airton Engster dos Santos e Jorge Scherer.

Nenhum comentário: