Viva o Taquari Vivo






Viva o Taquari Vivo 2007

Rio Taquari foi beneficiado com ação voluntária de coleta de resíduos sólidos (lixo) e pesquisa. A ação foi organizada pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Lajeado), Parceiros Voluntários e Aepan-ONG – Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural em junho de 2007. Na segunda edição do “Viva o Taquari Vivo”, realizada em abril de 2008 a parceria foi com a UNIVATES. Diversas prefeituras do Vale do Taquari e empresas deram apoio à iniciativa.

A ação se consistiu em retirar resíduos sólidos das margens do Rio Taquari e também de suas águas. O espaço escolhido para limpeza nas duas edições foi estipulado desde a foz do Arroio Boa Vista até a foz do Arroio Estrela, nas duas margens do Rio Taquari, compreendendo uma extensão aproximada de 4,5 km. Com voluntários, embarcações, caminhões foram recolhidos resíduos como: ferro, plástico, pano, caixa de leite, garrafas pett, borracha, isopor, pneu, papelão, vidro e madeira.

O objetivo é desenvolver a consciência preservacionista nas comunidades atingidas pelo leito do Rio Taquari e gerar dados futuros através da pesagem, da quantificação e qualificação dos resíduos coletados durante a ação, que facilitem futuras comparações e estudos aprofundados da situação ecológica.

Estrela (Aepan), é preciso “conhecer e tocar a natureza do rio para formar consciência de sua importância e considerações quanto aos recursos hídricos”.

Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: