Comitê Taquari-Antas sugere concentrar ações ambientais


Comitê Taquari-Antas sugere concentrar ações ambientaisDefinir um período do ano para articular as ações de conscientização ambiental dos municípios. A ideia surgiu como resultado da reunião mensal do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realizada sexta-feira (27/04) na Câmara de Vereadores de Ilópolis.  Na oportunidade, Emater e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) apresentaram seus projetos de limpeza dos rios e recolhimento do lixo das margens dos leitos. O objetivo é concentrar as atividades que buscam a sensibilização da comunidade e assim valorizar as iniciativas e dar mais visibilidade a tudo que é feito. “Muitos municípios realizam alguma ação e podemos potencializar isso”, destacou o presidente do Comitê, Daniel Schmitz.

O trabalho coordenado pela Emater na região alta do Vale do Taquari abrange Encantado, Muçum e Roca Sales. Segundo o técnico agrícola Paulo Teixeira, além de recolher entulhos dos recursos hídricos, o grupo encaminhou soluções para vários problemas identificados. Entre eles, destaque para maior fiscalização de campings e acampamentos para controle do que é jogado no rio, cadastro de barcos usados pelos pescadores e fomento do corredor ecológico. O publicitário Gilberto Soares, da Acil, explanou o projeto Viva o Taquari Vivo, que em maio teve sua quinta edição, retirando do rio mais de cinco toneladas de entulhos do Rio Taquari entre Estrela e Lajeado. Cumprida essa etapa, entidade e voluntários promovem ações de sensibilização, como exposição do lixo em áreas públicas e seminários com foco em crianças e adultos.

Os membros do Comitê presentes à reunião também conheceram o projeto Sustentabilidade Criativa da Rádio Encanto FM, de Encantado, o qual estimula o uso racional da água e recebeu premiação estadual da Parceiros Voluntários neste ano.  O anfitrião Clóvis Roberto Roman, presidente do Legislativo do Ilópolis, aproveitou para também expor atividades ambientais realizadas pela Câmara com estudantes.

Plano de Bacia
O presidente Daniel Schmitz relatou sobre o andamento do Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Passados dois meses do lançamento, a novidade agora, aprovada na reunião, é a criação de um grupo de trabalho que vai subsidiar os dois membros do Comitê no acompanhamento da elaboração do plano de bacia junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Convite
Realiza-se no dia 8 de junho reunião do Plano Estadual de Recursos Hídricos. O encontro será em Porto Alegre e conta com a presença dos integrantes dos nove comitês de bacia da Região Hidrográfica do Guaíba. O presidente Schmitz ressaltou o pedido para que haja grande participação do Comitê Taquari-Antas. 

Nenhum comentário: