Morte de pinguins no Litoral Norte do Estado do RS

O Ministério Público Federal investiga o aparecimento de 80 pinguins e um leão marinho mortos entre Tramandaí e Palmares do Sul, no Litoral Norte do Estado, nos últimos dois dias (23 e 24 de junho). Segundo uma nota emitida nesta sexta-feira, foi instaurado um procedimento no Núcleo do Meio Ambiente para apurar as causas da mortandade.

O Núcleo Ambiental da Procuradoria da República (PR) informou que requisitou com urgência informações a todos os órgãos envolvidos, como Capitania dos Portos, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Batalhão Ambiental da Brigada Militar, além da ONG Sea Shepherd, especializada na preservação da vida marinha. O objetivo é apurar os fatos, verificar as causas e os responsáveis pelo dano ambiental.

Paralelamente, a área criminal da PR solicitou à Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (DELEMAPH), da Polícia Federal, a instauração de um inquérito policial para apurar os crimes ambientais causados pelas das lesões e pelas mortes dos animais marinhos.

Nenhum comentário: