Comitê Taquari-Antas - Criado fórum permanente do Projeto Corredor Ecológico

 Presidente Daniel Schmitz coordenou reunião mensal em Lajeado


Comitê Taquari-Antas

Criada câmara técnica para ser o fórum permanente do Projeto Corredor Ecológico 

O Projeto de Recuperação Sustentável do Corredor Ecológico do Rio Taquari vai ter uma câmara técnica dentro do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. A definição ocorreu na manhã do dia 26 de agosto em reunião do Comitê Taquari-Antas, realizada na Univates, em Lajeado. 

O convite da participação do Comitê no Projeto Corredor Ecológico partiu do encontro realizado no dia 25 de agosto em Estrela, o qual apresentou os resultados da iniciativa pioneira no Estado. A cidade de Estrela, primeira a implantar o conjunto de ações previstas para garantir a permanência e a qualidade dos mananciais hídricos e seus afluentes, registra os maiores resultados e é destaque na região. 

Atualmente participam do Corredor Ecológico do Rio Taquari 13 municípios: Estrela, Colinas, Bom Retiro do Sul, Lajeado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, General Câmara, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza, Taquari e Venâncio Aires.

O grupo técnico criado no Comitê será liderado pela categoria de Esgotamento Sanitário, Drenagem, Gestão Urbana e Ambiental e será integrado por entidades membros do Comitê. Assim, junto com as 13 prefeituras, Emater, Sindicatos Rurais e Ministério Público e outras organizações, será possível organizar um Fórum Permanente de discussão e implementação do Corredor Ecológico.

“É o momento de recebermos esta iniciativa e de darmos a devida importância. O Comitê está disposto a colaborar, inserindo também o Corredor Ecológico no contexto hídrico” frisou o presidente do Comitê Taquari-Antas, Daniel Schmitz.

A secretária do Meio Ambiente de Lajeado, Simone Beatris Schneider, avalia a importância da participação do Comitê Taquari-Antas. "Com o respaldo do Comitê no Projeto Corredor Ecológico vamos levar esta ideia para outros municípios e conseguir mais apoio” enfatiza. O Comitê da Bacia Taquari-Antas pertence à Região Hidrográfica do Guaíba e engloba 119 municípios do RS. Tal feito a coloca como a bacia estadual com o maior número de municípios do País.

Para a secretária do Meio Ambiente de Estrela, Angela Schossler, a criação do grupo técnico junto ao Comitê possibilita ao Projeto Corredor Ecológico estar incorporado a uma política de proteção dos recursos hídricos. “Indispensável para a consolidação do projeto, a câmara técnica vem reafirmar a necessidade urgente de compatibilizar a recuperação ambiental das margens degradadas de nossos rios com o trabalho que vem sendo desenvolvido e construído ao longo da história do Comitê”, declara. 

Grupos temáticos

O Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas foi lançado em abril deste ano com etapas distintas. Atualmente, passa pelo processo de diagnóstico dos usos das águas dos municípios integrantes da Bacia. As administrações municipais são as responsáveis por levantar e responder as informações que servirão de base para os processos futuros, bem como apontar se seus interesses estão sendo defendidos dentro do Plano.

Após esta etapa, que tem o comando da empresa Serviços Técnicos de Engenharia SA (STE) com sede em Canoas/RS, os membros do Comitê Taquari-Antas intensificam sua ação. Em novembro, as 13 categorias que formam os representantes dos usuários da água e da população vão avaliar o diagnóstico preliminar e definir os rumos do Plano.

No encontro foram definidos os coordenadores dos grupos temáticos presentes. Eles serão responsáveis por reunir sua pasta e avaliar os diagnósticos e interesses. Também foi anunciado que já está no ar o site do Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. No endereço www.planotaquariantas.com podem ser encontradas todas as informações sobre a Bacia Taquari-Antas, o Plano de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, agenda, notícias, fotos, documentos, entre outros.

Crédito: Simone Rockenbach Kamphorst

Nenhum comentário: