Comitê finaliza estudo de caracterização da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas



Comitê finaliza estudo de caracterização da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas 

As principais características da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, a qual abrange 118 municípios gaúchos, estão agora consolidadas em estudo. Elas compõem o Relatório Técnico 3 do Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, elaborado pela Serviços Técnicos de Engenharia S.A. (STE), de Canoas. O material conclusivo foi apresentado pela STE na sexta-feira (24/02) em reunião mensal do Comitê de Gerenciamento da Bacia Taquari-Antas, realizada na Prefeitura de Encantado. A explanação foi feita por consultores da empresa e levou em conta boa parte das 248 contribuições apontadas pelos integrantes do Comitê, os quais analisaram o relatório em janeiro. A apresentação foi pautada em quatro grandes temas: resultados do monitoramento da qualidade da água, disponibilidade de água; balanço hídrico atual e prognóstico das demandas.

No que se refere à qualidade da água encontra-se uma das constatações mais expressivas, a qual mostra que 65% das águas dos rios da Bacia Taquari-Antas estão com elevado nível de poluição, ou seja, com a qualidade comprometida para o uso humano. Outro aspecto revelado é que a bacia hidrográfica abriga 118 atrativos de turismo, esporte e lazer com aproveitamento da água. Além disso, usos múltiplos como abastecimento público, geração de energia e navegação também constam no relatório de forma detalhada.
A apresentação do Relatório Técnico 3 finaliza o diagnóstico e prognóstico do Plano da Bacia Taquari-Antas. A próxima etapa do processo será focada nos cenários futuros e no enquadramento das águas superficiais da Bacia, a qual já começa com as consultas públicas em março. Será a vez dos cerca de 1,3 milhão de moradores da Bacia Taquari-Antas se pronunciarem e dar sugestões sobre os usos desejados e a qualidade da água em seu trecho de abrangência. A primeira consulta pública será no dia 8 de março, em Lajeado. A atividade realiza-se no Centro Universitário Univates, a partir das 19h. Na sequência recebem as consultas os municípios de Guaporé, Bento Gonçalves, Vacaria e Caxias do Sul. 

Diagnóstico ambiental da Bacia Taquari-Antas
Outra importante decisão, aprovada pela plenária do Comitê na reunião em Encantado, diz respeito ao estudo energético que será balizador do diagnóstico do Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Realizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), em 2001 e até hoje utilizado para a implantação de mais de 50 empreendimentos hidrelétricos, o material aponta as diretrizes regionais para o licenciamento ambiental das hidrelétricas nos rios da Bacia Taquari-Antas. Para formalizar esta definição, o Comitê irá encaminhar um documento à Fepam, Departamento de Recursos Hídricos (DRH) e Conselho de Recursos Hídricos (CRH) do Rio Grande do Sul. Segundo o presidente do Comitê, Daniel Schmitz, algumas considerações vão integrar o documento. “Entre elas, que haja atualização do material e que as alterações sejam encaminhadas para o conhecimento do Comitê, além de que todo e qualquer estudo que altere o processo na sua área de avaliação deva passar pela plenária do Comitê Taquari-Antas”. Trata-se de uma iniciativa que busca valorizar o Comitê e envolvê-lo na tomada de decisões a respeito do assunto.

Legendas: Presidente do Comitê Taquari-Antas, Daniel Schimitz, coordenou reunião na Prefeitura de Encantado
Material conclusivo de caracterização da Bacia Taquari-Antas foi apresentado pela STE, responsável pela elaboração do estudo

Crédito: Simone Rockenbach Kamphorst

Nenhum comentário: