1º Seminário Estadual sobre o pagamento de Serviços Ambientais



1º Seminário Estadual sobre o pagamento de Serviços Ambientais

No dia 02 de março, sexta, das 9h às 17h30, acontece o 1º Seminário Estadual sobre o pagamento de Serviços Ambientais, no Auditório Dante Barone na Assembleia Legislativa do RS .

O evento, gratuito e aberto ao público, é promovido pela Comissão Especial sobre o Pagamento de Serviços Ambientais e visa discutir importantes questões sobre o maior projeto de incentivo aos que procuram aliar sustentabilidade com prosperidade.

Os poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e demais entidades, organizações e público em geral estarão juntos nesse importante momento de discussão e criação. Presenças confirmadas de parlamentares, da secretária estadual do Meio Ambiente Jussara Cony, do secretário municipal do Meio Ambiente Luiz Fernando Záchia, prefeitos, secretários municipais, do procurador geral do município Dr. João Batista Link Figueira, representantes de entidades e organizações de Meio Ambiente.

Maiores informações e inscrições para certificado de participação pelo e-mail comissaopsa@al.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 3210 2242/3210 2284.


Segue a programação do Seminário

09:00 - CERIMÔNIA DE ABERTURA

09:30 - Pagamento de Serviços Ambientais: definição, histórico e experiências - Geógrafa Eliane Regina Oliveira dos Santos;

Apresentação de vídeo sobre o caso de Extrema/MG - comentários de Alexandre Scheifler, Meio Ambiente da FETAG e Dirceu Slongo, da EMATER.

10:15 - A experiência de New York, comentários e visão técnica - Alex Strey, Presidente da Fundação Zeri Brasil e Diretor da Polar Ambiental.

11:00 - Sustentabilidade e REDD - Camila Moreno, Coordenadora do Programa de Sustentabilidade da Fundação Henrich Boell no Brasil.

11:45 - Debate sobre os temas, com as entidades, organizações e participantes - Mediação: Dep. Alexandre Lindenmeyer. Relator da CEPSA.

12:30 - INTERVALO

14:00 - Instrumentos Econômicos de Tutela Ambiental - Dr. Daniel Martini, Doutor em Direito Ambiental Econômico da Universidade de Roma, Promotor de Justiça.

14:45 - O Ministério do Meio Ambiente e o PSA - Roberto Vinzentin, Sec. Nacional de Extrativismo do MMA.

15:30 - Debate sobre os temas, com as entidades, organizações e participantes.

16:00 - Comentários dos convidados:

Sr. Rafael Volquind. Diretor Técnico da FEPAM.

Sr. Roberto Magnos Ferron. Diretor do DEFAP/SEMA.

16:30 - Manifestações dos integrantes da Mesa.

Manifestação do relator da CEPSA Dep. Alexandre Lindenmeyer.

17:00 Dep. Pedro Pereira - Presidente da CEPSA. Agradecimentos e encerramento.

Assessoria de Imprensa

Gabinete Deputado Pedro Pereira
Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul


Nenhum comentário: