Água, da escassez à abundância - Debates na UCS



Água, da escassez à abundância. Documentários, mesas-redondas e debates na Cidade Universitária abordam a temática da água sobre a ótica etnográfica.

"Água, da escassez à abundância" é o nome do evento que reunirá mostra de documentários etnográficos, mesas-redondas e debates, no UCS Cinema, nos dias 13 e 14 de abril e 27 e 28 de abril. A abertura oficial ocorrerá no dia 13, às 18h30min.

A atividade é uma parceria entre a UFRGS, Instituto Anthropos, UCS e Feevale. Os filmes apresentam a temática da água, através de uma visão etnográfica, com produção de antropólogos gaúchos e franceses. Para a coordenadora do evento na Universidade, professora do Mestrado em Turismo e do Centro de Ciências Humanas, Liliane Guterres, "tratar da água sob uma ótica etnográfica é algo inovador. Estaremos discutindo essa proposta através de debates interdisciplinares".

Além da professora Liliane, entre os debatedores do evento, estarão presentes as professoras Rosane Lanzer, do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, e Maria Carolina Gullo, do Centro de Ciências Econômicas, Contábeis e de Comércio Internacional. O evento é aberto à comunidade e tem entrada franca.

PROGRAMAÇÃO 
Dia 13 - sexta-feira - das 19h às 22h 
"A questão da água e as formas de vida nas grandes cidades" - Série para televisão: AcquaMídia 
Sinopse: Programa de televisão que sublinha a problemática da relação Natureza/Cultura - Homem/Ambiente, construído a partir de uma abordagem plural sobre os temas da poluição e escassez dos recursos hídricos na cidade de Porto Alegre. A proposta do programa é buscar uma estética que valorize o cotidiano, desvendado no dia-a-dia dos habitantes de uma grande cidade a dimensão dos fenômenos socioambientais relacionados ao recurso Água. 
Programa I - Água poluída é... ; 
Programa II – "Pra cair peixe na rede ..."; 
Programa III – "Pra limpar sem sujar..."; 
Programa IV - "Preservação é ..." 
Apoio: ABES – SRH/MMA – SEMAE São Leopoldo – TVE/RS 
Mesa-Redonda: A maternidade das águas e a sua partilha - Paulo Renato Paim (METROPLAN); André Laborde (IFR); Coordenação: Cornelia Eckert (UFRGS)

Dia 14 - sábado – Das 9h às 12h30min 
 "Conflitos de usos de águas urbanas e comunidades éticas." - DVD interativo – A questão ambiental sob a ótica dos grupos urbanos nas ilhas do Parque Estadual Delta Jacuí 
Sinopse: O DVD apresenta o capítulo 2 da tese de doutorado de Rafael Devos. Através de menus e sub-menus, navega-se por crônicas em vídeo, animações de fotografias e imagens de satélite que apresentam as diferentes dimensões da ética e da memória ambiental que envolve o conflito ambiental investigado pela tese: a micro-ética a partir da experiência urbana de moradores das ilhas, a meso-ética da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba e da Região Metropolitana de Porto Alegre, e a macro esfera ética do ambiente planetário.

As narrativas apresentam as muitas paisagens sobrepostas na memória ambiental da cidade, tensionada pelo conflito de ocupação e uso das ilhas de Porto Alegre. Conteúdo: 53 sequências em vídeo, entre crônicas em vídeo, animações de fotografias e de imagens de satélite. Ano: 2007. Direção: Rafael Devos (UFRGS). Produção: Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV) - PPGAS – UFRGS. 
Apresentação: Rafael Devos (UFSC) - Coordenação: Ana Luiza Carvalho da Rocha (FEEVALE-UFRGS)

 10h30min - "Memória ambiental e os conflitos de usos das águas" - DVD interativo – Habitantes do arroio, estudo de conflito de usos de águas urbanas, risco e saúde pública 
Sinopse: O DVD Habitantes do arroio apresenta coleções de vídeos de curta duração produzidos em 2009 e 2010, reunindo dados etnográficos, documentos de acervo e entrevistas realizadas pelos pesquisadores durante seus deslocamentos pela bacia do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre - RS. O DVD com 1h40 min de duração, pode ser assistido como um documentário linear ou como um DVD interativo. Nesta última modalidade, novas direções na narrativa são provocadas pelas conexões entre universos urbanos diferentes reunidos pelas águas - águas da memória, águas pluviais, águas domésticas, águas lúdicas e prazerosas, águas perigosas, águas que limitam e atravessam territórios entre o público e o privado na cidade.

"A gestão de águas urbanas". Ano: 2010. 
Direção: Ana Luiza Carvalho da Rocha/Rafael Devos. Produção: Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV) - PPGAS – UFRGS. 
Apresentação: Paula Marcante Soares (Instituto Anthropos-UFRGS) - Coordenação: Rafael Devos (UFSC)

Dia 27 - sexta-feira - Das 19h às 22h 
"A água como fonte de alimento." - Documentário Houla-Ko et le Fils du Soleil et du Vent 
Sinopse: Entre os produtores de sal, na orla de uma laguna, em Bénin, na Africa, as mulheres fabricam o sal na sua forma tradicional, ou seja, através do processo de evaporação das águas salgadas aquecidas através da queima de troncos das árvores locais. Os produtores de sal de Guérande, cidade marítima situada a oeste da França, vêm ao auxilio desta população que sofre com o desmatamento na tentativa de transplantar suas técnicas de formação de salinas a partir da ação do sol e do vento. Um exemplo de colaboração de saberes e fazeres que foi um grande sucesso. Ano: 1991. Direção: Jean Arlaud e Geneviève Delbos (Université Paris 7 - Denis Diderot) Realização: Compagnon du Regard. 
Mesa-Redonda: Rosane Maria Lanzer (UCS) - Coordenação: Liliane Guterres (UCS)

Dia 28 - sábado – 9h às 12h 
"A experiência da escassez da água" - Documentário L’argent de l’eau 
Sinopse: O documentário acompanha o processo de instalação de uma rede de água potável em comunidades do Mali através da observação filmada das gestão e negociação dos responsáveis pela implantação do projeto e os atores locais. A obra se propõe a uma reflexão em torno das lógicas concretas e das incertezas que sustentam um projeto de desenvolvimento conduzido por agências estrangeiras na Africa. 
Direção: Christian Lallier (École des Hautes Études de Sciences Sociales/EHESS). 
Realização: Objectif Images e Agencia Francesa para o Desenvolvimento (AFD). 
Mesa-redonda: Maria Carolina Rosa Gullo (UCS) e Paulo Renato Paim (METROPLAN) - Coordenação: Olavo Ramalho Marques (IFRS).

Nenhum comentário: