Plano da Bacia Taquari-Antas - Caxias do Sul sedia última consulta pública



Plano da Bacia Taquari-Antas
Caxias do Sul sedia última consulta pública dia 12 de abril


A primeira rodada das consultas com a população moradora da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas se encaminha para o final. A cidade de Caxias do Sul sedia, no dia 12 de abril, a quinta e última consulta pública do processo que definirá os cenários futuros e enquadramento das águas superficiais do Plano da Bacia Taquari-Antas. A atividade ocorre a partir das 19h, no auditório do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Toda a população da Serra Gaúcha está sendo chamada para dar sugestões sobre os usos possíveis da água e escolher e definir as classes e padrões de qualidade desejados. É também a última oportunidade de manifestação para as pessoas que ainda não expressaram suas vontades sobre o futuro dos recursos hídricos em seu trecho de abrangência. Os demais encontros foram sediados pelos municípios de Lajeado, Guaporé, Bento Gonçalves e Vacaria. 
A partir dos apontamentos da sociedade serão definidas as classes de qualidade necessárias para atender os usos desejados e as intervenções para que isso ocorra. As decisões tomadas irão afetar os 118 municípios que integram a Bacia Taquari-Antas. 
Os resultados das consultas públicas serão levados às mesmas cidades em mais uma rodada de encontros, no segundo semestre deste ano.


Como vai funcionar
Podem participar das consultas públicas maiores de 16 anos. Para votação, deve ser apresentado um dos documentos: título eleitoral, carteira de identidade, CPF ou carteira de habilitação. O eleitor poderá escolher cinco usos das águas para representar as suas vontades, expressos em etiquetas, as quais serão seu instrumento de votação. No mapa da Bacia Taquari-Antas, separado em 32 subacias e sete unidades de gestão, o votante irá colar as etiquetas nos usos e qualidade da água desejada. Por exemplo, se ele quer que a água em determinado trecho da Bacia seja destinada ao abastecimento humano ele deve expressar com a fixação da etiqueta representante deste uso no trecho escolhido. Isto determinará que haja uma qualidade adequada das águas para viabilizar este uso.

De acordo com a escolha dos usos, há uma condição da qualidade das águas necessárias para a sua viabilização, expresso nas classes da água baseada na Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Segundo essa normatização, são cinco as classes de uso da água, que vão da especial, destinada ao abastecimento doméstico sem prévia ou com simples desinfecção, até aquela para usos menos exigentes, como a navegação e imprópria para o consumo humano. 

Porta vozes

Nome: Margarete Bender 
Cidade: Caxias do Sul
Entidade: Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC)
Contatos: (54) 3021-7488 (54)9971-2561 - mtbender56@gmail.com - cic@cic-caxias.com.br


Nome: Renivo Girardi
Cidade: Caxias do Sul
Entidade: Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE)


Nome: Raimundo Bampi
Cidade: Caxias do Sul
Entidade: Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR)


Nome: Wilson Bossle
Cidade: Caxias do Sul
Entidade: EMATER

Nenhum comentário: