Corredor Ecológico - A Secretária de Meio Ambiente, Jussara Cony, manifestou apoio ao projeto e irá apresentá-lo ao BNDES

Corredor Ecológico - A Secretária de Meio Ambiente, Jussara Cony, manifestou apoio ao projeto e irá apresentá-lo ao BNDES Corredor Ecológico do Taquari:

projeto deverá ser apresentado ao BNDES A secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, levará o projeto Corredor Ecológico do Taquari, capitaneado pelo Ministério Público em Estrela, ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).


Isso porque, segundo ela, a instituição financeira manifestou que irá destinar aproximadamente R$ 150 milhões para serem investidos na recuperação de mata ciliar em todo o Brasil. A Secretária ressaltou a admiração que tem pelo projeto, e diz considerar a iniciativa modelo para o Rio Grande do Sul:


“Queremos ampliar esta iniciativa e levar para outras bacias hidrográficas do Estado, promovendo a articulação entre todos os que podem agir para recuperar a mata às margens dos rios e garantir a preservação dos nossos recursos hídricos”, destacou Jussara Cony, que destaca o objetivo de buscar investimentos para reproduzir ações semelhantes no Estado.


A informação foi dada pela titular da Sema à coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público, Marta Leiria Leal Pacheco, em uma reunião realizada na sede da Secretaria em que a Procuradora de Justiça repassou à Secretaria um cd com todas as informações e imagens do projeto.


“Essa notícia é muito importante, pois demonstra a importância da articulação e dos resultados possíveis de alcançar, tomando como exemplo o que estamos conseguindo por em prática no Taquari”, defende a promotora de Justiça Mônica Maranghelli de Avila, que coordena o projeto.


A ação é desenvolvida na bacia hidrográfica do Taquari e reúne diversas organizações e entidades em 13 municípios da região, mobilizados pela recuperação da vegetação às margens do rio. Em aproximadamente três anos, o Ministério Público já instaurou 972 inquéritos para promover a recuperação da mata, e já firmou com proprietários ribeirinhos 929 termos de ajustamento de conduta, em que eles se comprometem a executar medidas para alcançar esse objetivo. A meta é recuperar 70% das margens do rio Taquari.

Nenhum comentário: