Os municípios de Santa Clara do Sul, Sério, Venâncio Aires, Forquetinha, Mato Leitão e Canudos do Vale decretaram situação de emergência

Já são seis os municípios que decretam situação de emergência em função das chuvas


Os municípios de Santa Clara do Sul, Sério, Venâncio Aires, Forquetinha, Mato Leitão e Canudos do Vale decretaram situação de emergência em função dos prejuízos causados pelas chuvas ontem. Segundo o chefe da Defesa Civil Regional, Major Vinicius Renner, Dos quatro mil atingidos em Venâncio Aires, cerca de 500 ainda estão em casas de amigos e parentes. Os Arroios Castelhano e Sampaio transbordaram, provocando inundações nas Vilas: Deodoro, Arlindo, Dezessete de Junho e centro.

Em Mato Leitão, 40 casas atingidas e 170 desabrigados. Segundo o prefeito Carlos Bohn, todas as localidades foram atingidas e os maiores prejuízos foram nos açudes. O Arroio Grande invadiu casas e lavouras. Hoje durante o dia, uma equipe de engenheiros irá avaliar as condições de todas as pontes e pontilhões do município. A Ponte de Ferro na Comunidade de Sampaio Baixo foi interditada em caráter preventivo. Com 70 anos de construção, nunca tinha ficado submersa. Os prejuízos ainda não foram estimados pelos órgãos públicos.
Os índices pluviométricos ultrapassaram os 300 milímetros na maioria das localidades destes dois municípios, sendo considerada pelos moradores a maior enchente dos últimos 30 anos.

Em Santa Clara do Sul, a comunidades Recanto da Alegria, em Sampaio permanece isolada. O Secador de grãos da comunidade e a estrutura da sociedade foram totalmente danificados. Em Sampainho, as estradas estão precárias, com diversas quedas de barreiras. Cinco máquinas trabalharam durante o dia para normalizar a situação. As aulas da Escola estadual voltaram ao normal hoje pela manhã. O presidente da Associação de Águas de Chapadão, Adelar Barckerth, pede para que os moradores da comunidade economizem água. Houve rompimento na canalização de ferro que leva a água do poço em Nova Santa Cruz até o reservatório em Chapadão. O conserto será feito ainda hoje, mas não tem previsão de conclusão.

A via que liga Sério a Forquetinha, a RS-421 continua interrompida em função de uma queda de barreira. A previsão para desbloqueamento é o final da tarde de hoje. Ainda em Sério, as localidades de Sete de Setembro, Araguari, Arroio Galdino e Arroio Abelha ainda apresentam difícil acesso. Segundo a secretaria municipal de obras, para chegar a Sério, deve se utilizar o caminho por Nova Santa Cruz ou por Boqueirão do Leão.

Um pontilhão foi destruído, na localidade de Sete de Setembro, no sentido Forquetinha a Sério, há três quilômetros da sede. Não há previsão de quando haverá novamente condições de trafegabilidade de veículos pesados. A empresa de ônibus Sartori suspendeu a linha Sério-Lajeado e não há previsão de retorno do serviço. A partir de hoje restará o trajeto Sério-Linha Serrana, Alto Arroio Alege, Chapadão e Santa Clara do Sul para chegar à região baixa.

Em Forquetinha, a cidade permaneceu ilhada por quase 24 horas. A cidade ficou completamente alagada. Todas as residências e a escola do centro foram atingidas. Oito das dez pinguelas foram levadas pela força d'água. A cabeceira da estiva da Vila Haas, na margem direita, também foi danificada. Na Sociedade Arroio Alegrense, a estrutura foi danificada e paredes comprometidas. A Feira de produtos coloniais da Agrofor agendada para amanhã foi cancelada e ocorrerá em outra data. As aulas do Ensino Médio também estão suspensas hoje.


Enxurrada deixa pontes e acessos danificados

Uma equipe da Secretaria de Obras de Lajeado está fazendo a limpeza da cidade em oito pontos, nos bairros e ruas alagadas com as chuvas de ontem. Um levantamento foi feito e registradas imagens dos pontos alagados para um estudo afim de buscar soluções e evitar novos transtornos. As aulas na Escola São Bento, tanto a de ensino fundamental como na educação infantil estão canceladas.

Em Marques de Souza, as localidades mais atingidas foram Linha Atalho, Picada Flor e Linha Orlando, na divisa com Forquetinha. Não teve desabrigados, apenas danos em estradas com trechos trancados devido à queda de barreiras. Até o fim do dia os problemas devem ser solucionados.
Arroio do Meio teve uma ponte arrancada no Bairro Bela Vista. O fato ocorreu próximo à propriedade de Hugo Gräff, no Arroio Grande. Hoje durante o dia, uma equipe da prefeitura está realizando uma operação para a recuperação das estradas.

Colinas está realizando uma avaliação para definir se encaminha pedido de decreto ou não.
Os maiores estragos foram nas lavouras de soja, em fase de colheita, na Linha Westfália e 31 de Outubro. As estradas do município foram danificadas e parte da camada asfáltica foi levada pelas águas.
Em Cruzeiro do Sul a água invadiu residências, galpões e causou destruição nas lavouras e também nas estradas. Sampaio, São Bento, Picada Augusta e Picada Aurora estão entre as localidades com os maiores estragos. As plantações mais danificadas foram de milho e soja, na Linha Esperança Baixa. A ponte entre a Linha Nova e 25 de Julho está interditada em função da queda da cabeceira.

Em Canudos do Vale, dois pontilhões foram destruídos. A estrutura montada para a duplicação da ponte no centro foi toda destruída. O município contratou uma empresa terceirizada e estima um gasto em torno de 300 mil reais para a recuperação imediata das estradas e pontilhões. As localidades mais atingidas são: Alto Pinheirinho, Nova Paris e Alta Forquetinha.

Por conta da chuva, foram canceladas as programações de aniversário do município de Canudos do Vale, que aconteceriam hoje. A final dos jogos foi transferida para a próxima quarta-feira, dia 20, às 19h30min. E a Feira de Saúde que iria ocorrer nesta sexta-feira, será marcada para outra data. Já o Baile no Ginásio Municipal de Canudos do Vale continua confirmado.
Em Fazenda Vilanova, foram danificados bueiros e pontilhões em Alto Pinheiral, Fazenda Juliana, Santana e Arroio do Pau.

O nível do Rio Taquari quase não apresentou alteração, subindo cerca de um metro e sessenta.

Fonte: Rádio Independente de Lajeado

Nenhum comentário: