Parque da Lagoa em Estrela


01/04/2011 - Entulho destrói área preservada Em uma visita ao Parque da Lagoa, às margens do Rio Taquari, a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Estrela se surpreendeu com a quantidade de pedras e terra encontrada no lugar do verde das mudas de árvores plantadas há meio ano.


Segundo a titular da pasta, Ângela Schossler, uma investigação foi aberta para identificar o autor do descarte, que pode ser qualificado como crime ambiental. “Estávamos vistoriando a margem do rio, que hoje irá receber a visita da secretária estadual de Meio Ambiente, Jussara Cony”, conta Ângela. Segundo ela, no espaço, havia cerca de cem mudas da espécie caliandra, árvore de pequeno porte, típica para o reflorestamento das áreas ribeirinhas.


Conforme Ângela, o responsável pelos entulhos já está sendo investigado pela equipe ambiental e deve ser notificado e multado nos próximos dias. “Se tivesse pedido para nós o aproveitamento do material no parque poderíamos ter aceitado. Mas não podemos admitir que simplesmente se destrua um trabalho de reflorestamento”, destaca.


A Secretaria de Meio Ambiente deve remover o entulho do local para recolocar as mudas de árvore, que fazem parte de um processo de recuperação integral da margem do Rio Taquari. “Vamos perder tempo e teremos que fazer de novo uma parte do trabalho que estava pronta”, conclui. A inspeção no local foi acompanhada pelo biólogo Emerson Musskopf, que é coordenador do Projeto Corredor Ecológico do Rio Taquari no município.

Nenhum comentário: