Comitê de Taquari-Antas retomou o processo de definição do futuro dos recursos hídricos


Plano da Bacia Taquari-Antas


O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas retomou a partir dessa semana o processo de definição do futuro dos recursos hídricos dos seus 118 municípios através das consultas públicas. 
A segunda rodada das atividades começou por Lajeado na terça-feira, dia 3 de julho. 
Um público de cerca de 60 pessoas, formado por moradores, representantes de entidades, secretarias de meio ambiente, poderes Legislativo e Executivo e estudantes, acompanhou a programação no Centro Universitário Univates. 
As intenções de usos dos recursos hídricos da Bacia, manifestadas na primeira etapa dos processos participativos, foram compartilhadas com os presentes, os quais opinaram e debateram os resultados. 
A apresentação foi feita pela geógrafa da Serviços Técnicos de Engenharia S.A (STE), Chaiana Teixeira. 
Realizados em março e abril deste ano, os cinco eventos reuniram 990 pessoas e tiveram, no total, 2.889 votos. 
Os desejos de usos mais registrados foram a água para abastecimento doméstico, preservação e equilíbrio natural das comunidades aquáticas e geração de energia. 
A partir destas intenções manifestadas serão definidas as classes de qualidade necessárias para atender os usos desejados, a qual vai culminar com a consolidação do enquadramento das águas da Bacia Taquari-Antas. 
“Estamos construindo uma caminhada juntos, com o trabalho de garantir o desenvolvimento da Bacia Taquari-Antas e água para as futuras gerações nos próximos 30, 40 e 50 anos”, destacou o presidente do Comitê Taquari-Antas, Daniel Schmitz. 
Essa conclusão será feita dentro do Comitê, o qual é composto por representantes dos usuários da água e da população. 
A proposta seguirá ainda para aprovação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH). 
A partir daí, o documento será um balizador para licenciamentos ambientais, outorgas e cobrança pelo uso das águas da Bacia Taquari-Antas. 
Todo esse processo faz parte da etapa B do Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, que está prevista para ser concluída em setembro. 
A fase C, que consiste nos programas de intervenções necessários para concretizar o enquadramento, caberá ao Poder Público. 
Todas as informações sobre a construção do Plano da Bacia Taquari-Antas podem ser encontradas nos sites www.taquariantas.com.br e www.planotaquariantas.com. 

Hoje em Guaporé 

As consultas públicas seguem hoje, dia 5, em Guaporé; e em Bento Gonçalves, amanhã, dia 6. 
Ambas as atividades vão ocorrer nas Câmaras de Vereadores dos municípios. 
Na próxima semana, no dia 12, Vacaria é anfitriã da atividade na Câmara de Vereadores; e Caxias do Sul, no dia 13, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). As programações iniciam às 13h30min. 

Presidente do Comitê Taquari-Antas, Daniel Schmitz, coordenou debate sobre o enquadramento das águas 
Crédito: Camila Pires

Nenhum comentário: