Bacia Taquari-Antas - Comitê define vazão de referência para qualidade das águas


Bacia Taquari-Antas 
Comitê define vazão de referência para qualidade das águas

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas através dos seus membros, representantes dos usuários da água e da população, tomou uma importante decisão que diz respeito aos usos e cuidados com a água. Em reunião plenária, realizada sexta-feira, dia 29 de junho, na Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi discutida e definida a vazão de referência que vai nortear a qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos da Bacia Taquari-Antas. O índice escolhido foi o Q95%, ou seja, em somente 5% do tempo (100%-95%), será aceito que, um determinado trecho do rio, não atinja a qualidade de água estabelecida. “A decisão por esse número de vazão evidencia a preocupação do Comitê em preservar os cursos d’água e garantir a disponibilidade do bem natural para as futuras gerações”, explica o presidente, Daniel Schmitz. A vazão de referência Q95% é um indicativo que vai interferir nas outorgas e licenças ambientais na Bacia Taquari-Antas. Para garantir que as águas estejam dentro desse parâmetro de qualidade, os empreendimentos, por exemplo, terão que tratar os seus efluentes com maior rigor antes de serem liberados no manancial.

A definição da vazão de referência é mais uma etapa concluída do Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, o qual é elaborado pela empresa Serviços Técnicos de Engenharia S.A (STE), de Canoas. A segunda rodada de consultas públicas que começam nesta terça-feira, dia 3 de julho, dá início a uma nova fase do processo. As intenções de usos para as águas da Bacia (que rio se quer), manifestados na primeira rodada dos eventos consultivos, realizados em março e abril deste ano, serão levadas para conhecimento da sociedade. Moradores, representantes de entidades e de órgãos públicos estão sendo chamados para discutir os cenários de enquadramento, e a partir disso, apontar os prazos para a realização das intervenções necessárias para atingir esses objetivos.

Na reunião em Caxias do Sul, a geógrafa da STE, Chaiana Teixeira, apresentou os resultados da primeira fase das consultas públicas, que teve a participação da população, e das intenções de usos das águas sugeridas pelos grupos temáticos do Comitê Taquari-Antas. Entre os desejos mais registrados por ambos esteve a água para abastecimento doméstico, preservação e equilíbrio natural das comunidades aquáticas e geração de energia.

Essas, entre outras informações sobre o processo de construção do Plano da Bacia Taquari-Antas, serão levadas a Lajeado, nesta terça-feira, dia 3, no auditório do Prédio 3 do Centro Universitário Univates. Quinta-feira, dia 5, Guaporé reúne a população e representantes políticos e de entidades na Câmara de Vereadores. Na sexta-feira, dia 6, Bento Gonçalves sedia a consulta pública na Câmara de Vereadores. Na semana seguinte, no dia 12, Vacaria é anfitriã da atividade na Câmara de Vereadores; e Caxias do Sul, no dia 13, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Todas as atividades serão realizadas à tarde, a partir das 13h30min.

Crédito: Camila Pires

Nenhum comentário: