Enchente Rio Taquari - 19 de setembro de 2012 - Urgente





Enchente do Rio Taquari - 23 horas do dia 19 de setembro - 20m 90cm medida na régua do porto de Estrela. 7 metros e 90 cm acima do nível normal.


Enchente do Rio Taquari - 22 horas do dia 19 de setembro - 20m 70cm medida na régua do porto de Estrela. 7 metros e 70 cm acima do nível normal.

Enchente do Rio Taquari - Leitura em encantado às 21h45min 11,70 metros.


Enchente do Rio Taquari - 21 horas do dia 19 de setembro - 20m 45cm medida na régua do porto de Estrela - Águas continuam subindo - 25 cm por hora. Diversas famílias flageladas no Bairro Praia em Lajeado.

Enchente do Rio Taquari - 20 horas do dia 19 de setembro - 20m 20cm medida na régua do porto de Estrela - Águas continuam subindo - 35 cm por hora. Encantado - leitura 20 horas 11,30metros - leitura anterior com intervalo de 1h30min....10,80.

Em Teutônia 3 famílias removidas pelo Corpo de Bombeiros em razão do temporal... Imigrantes vários locais sem energia elétrica.

Ás 18 horas e 25 minutos de 19 de setembro - Famílias sendo retiradas em Lajeado - Informações da Defesa Civil serão 40 famílias removidas, no primeiro momento.

Enchente Rio Taquari - Ás 18 horas de 19 de setembro de 2012, medida na régua do Porto de Estrela 19m 50cm. Cheia pode chegar a 22 metros. Ventos chegaram a 80 km por hora em Estrela hoje pela tarde. Temperatura em declínio.

Boa Noticia, o Rio Taquari na ultima hora subiu 30 cms no Porto 11 bairro Navegantes, e com isto atingiu 10m85cms, ainda existe a possibilidade de nenhuma casa ser atingida. 

Mas correm riscos, residencias no lago azul e vila moça.

Em Encantado o volume de chuvas foi de 150 mm nas últimas horas.

Às 17 horas e 50 min - Defesa Civil de Estrela calcula em 21 metros a cheia - Até o momento nenhum flagelado em Estrela.

Às 17 horas e 40 min informações dão conta que o Rio Forqueta começa a baixar..

O Rio Taquari em Encantado subiu na ultima hora 45 cms em Encantado, atingindo a marca de 10m55cms, ainda não esta atingindo casas, para isto faltariam mais 2m45cms, mas o Campo da Vila Moça já esta entrando agua. Em Estrela 19m 10 cm.

Cruzeiro do Sul sem energia desde meio dia de 19 de setembro...

Rio Taquari - Previsões iniciais é que teremos uma cheia entre 22 e 23 metros em Estrela, caso caso condições se mantenham em Encantado... Para condições atuais... 16 horas... Previsões iniciais.

Rua Olinda Mallmann no bairro Imigrantes em Estrela já está interrompida pelas águas

Encantado Rio Taquari subindo 40 cm por hora às 16 horas - 10m 10 cm.

Urgente - Leitura Porto de Estrela 16 horas: Alexandre dos Santos Rádio Encantado AM - 18,65 metros - leitura saiu agora 0,95 cm em duas horas. Subindo praticamente 50 cm por hora.

Estrela-RS - 16 horas - 19 de setembro - Ventando forte em Estrela, tempo nublado

Problemas com energia elétrica, telefone e internet em alguns locais no Centro da cidade

Informações Rádio Encantado AM 1.580 - Leitura das tres horas do Rio Taquari em Encantado, 9m70cm, subiu na ultima hora 50 cms, voltou a subir o rio, um pouco a mais que vinha subindo, ainda numa posição tranquila esta o taquari, mas agora se subir este volume nas próximas quatro horas, pode na quinta hora ameaçar algumas casas em Encantado, a medida das 16 horas será decisiva.

Em Estrela, 17 m 40 cm às 14 horas. 






ARVOREZINHA

TEMPORAL NA NOITE DE ONTEM

- Diversas casas com telhados danificados,

- Lojas invadidas pela água

- Arvores caídas na cidade e interior



Milton Fernando - Rádio Encantado AM - Bom Dia, quarta-feira, nada boa, choveu em média no Vale do Taquari 110 mm, e na Região da Serram em torno de 90 a 100 mm, falo de Vacaria, Bento, Garibaldi, Guaporém Lagoa Vermelha, e arredores, como a medida do Rio Taquari em Encantado, esta com mais de cinco metros, e esta agua esta por vir, pode atingir ao longo do dia os 12 metros que levam as primeiras familias a sairem de casa na região alta do Vale. Uma pequena enchente se aproximando.



Rádio Independente de Lajeado - Chuva e vento deixam o Vale em alerta



A chuva que caiu durante a noite e a madrugada (130mm nas últimas 24 horas) deixa a população do Vale do Taquari em alerta. No entanto, desde às 7h a chuva cessou. A medição das 14h do rioTaquari em Estrela, aponta para 4,7 m acima do nível normal (17,7 m), com aumento de 0,85 m nas últimas duas horas, sendo que o represamento de arroios acontece quando atinge 19m. A próxima medição irá ocorrer às 16h. Em Encantado, na medição das 14h30, o rio estava com 9,05 m, com aumento de 0,95 m em duas horas e meia. O Rio Forqueta está com três metros acima do seu normal, mas já estabilizou, na confluência com o Rio Fão, em Marques de Souza.


Algumas ruas ficaram interditadas em municípios da região, tanto durante a madrugada, como no início da manhã, devido a transbordamentos de bocas de lobo, mas a situação já se normalizou. Arroio do Meio, Pouso Novo e Progresso tiveram registro de granizo, mas sem grandes danos. Nos dois últimos municípios, assim como em São Valentim do Sul, Dois Lajeados e Ilópolis, o vento derrubou árvores e ainda houve falta de luz em diferentes pontos. RS

Casa levada pelo rio Taquari em Encantado

Uma casa de alvenaria desmoronou e foi levada pelo rio Taquarinesta madrugada, em Encantado. O Corpo de Bombeiros foi informado por volta das 4h. A residência de cerca de 30 m² ficava na barranca do rio, no bairro Lajeadinho, na estrada velha, quase divisa com Roca Sales. Ninguém ficou ferido. Além desta casa, outra moradia teve parte de sua estrutura levada pelas águas. Segundo os bombeiros, o local foi isolado e há risco de outros desmoronamentos. Por precaução, a Defesa Civil está removendo três famílias do bairro. RS

Hospital de Soledade é destelhado 

O vendaval e a chuva de granizo provocaram o destelhamento de várias casas de Espumoso e de Soledade, e até mesmo do hospital da cidade, Caridade Frei Clemente. RS DB 

Vento derruba poste no interior de Estrela 

O vento, combinado com a forte chuva da última madrugada, derrubou um poste de energia elétrica nesta madrugada na Estrada Linha Geraldo, em Costão, interior de Estrela. O poste de madeira foi colocado há cerca de duas semanas pela AES Sul. Um cabo rompeu após a queda e deixa cinco residências sem energia elétrica. Os moradores tentam contato com a AES Sul e não são atendidos. Eles querem que o cabo que está no chão seja retirado, pois o mesmo está energizado e pode causar problemas a quem transita pelo local. EE 

Água do arroio Boa Vista alaga Associação de Funcionários da Elegê em Teutônia 

A água excedente do arroio Boa Vista causa o alagamento dos três campos de futebol e do pavilhão da Associação de Funcionários da Elegê, em Teutônia. A Associação está localizada às margens da ERS-128, a Via Láctea, no bairro Languiru. EE 

Setembro registra mais do que o dobro da chuva esperada 

De acordo com levantamento extraoficial realizado por colaboradores do Grupo Independente, a média de chuva de 29 localidades do Vale do Taquari, nas últimas 24 horas é de 119mm. Desde sábado a média é de 188mm. A média do mês até aqui é de 312,4mm, mais do que o dobro do esperado (130mm). Os maiores acumulados foram registrados em Imigrante, Lajeado, Colinas e Sério. RS

Nenhum comentário: