Qualidade das águas - Comitê da Bacia Taquari-Antas conclui enquadramento

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas

As metas de qualidade das águas das 32 sub-bacias que integram a Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, a serem atingidas em 20 anos, serão definidas em reunião na sexta-feira, dia 28, em Caxias do Sul. 
O momento é considerado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia o mais importante no processo de planejamento dos recursos hídricos. 
Instituído em 1998, o órgão formado por representantes dos usuários da água, população e Poder Público tem a incumbência de tomar decisões que visem garantir às atuais e futuras gerações água em boa qualidade e quantidade suficiente para suas demandas. 
A Bacia Taquari-Antas abrange 118 municípios do Rio Grande Sul, que atualmente tem uma população estimada em 1,2 milhão de pessoas. 
O palco para esse acontecimento será o auditório do Bloco 46 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde os membros do Comitê vão votar o enquadramento do Plano da Bacia Taquari-Antas, ou seja, definir as classes de qualidade dos recursos hídricos a serem atingidas em duas décadas. 
Também serão conhecidas as necessidades de redução das cargas poluidoras e um rol de ações a serem implementadas para que as metas sejam alcançadas. A atividade inicia às 9h. 
A primeira etapa da votação ocorreu no dia 31 de agosto no Centro Universitário Univates, em Lajeado, quando os membros do Comitê votaram o enquadramento preliminar. 
Eles tiveram esse período de intervalo para debateram em suas categorias as decisões tomadas para cada trecho da Bacia. 
Na reunião em Caxias do Sul, eles levarão sugestões e discutirão se as metas de qualidade defendidas serão viáveis e se poderão ser cumpridas dentro de 20 anos. 
Ao final do evento, será conhecido o enquadramento da Bacia Taquari-Antas. 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7023 ou pelo site www.taquariantas.com.br. 

Plano se tornará lei 

A partir da concretização do enquadramento do Plano da Bacia Taquari-Antas, na sexta-feira, será concluída a etapa B do processo e o documento seguirá para homologação do Conselho de Recursos Hídricos (CRH). 
Assim que aprovado, o Plano se tornará um instrumento legal, sendo um balizador para licenciamentos ambientais, outorgas e planejamentos regionais das águas da Bacia Taquari-Antas. 
A fase C do processo deverá ser contratada pelo Poder Público e consiste nos programas de intervenções necessários para concretizar as metas do enquadramento. 

Nenhum comentário: