Enfim a chuva chegou - 11 de janeiro no Vale do Taquari


Enfim a chuva chegou - 11 de janeiro em Estrela-RS
Contraste entre dia 10 e 11 de janeiro de 2012 

O calorão de quarta-feira ainda se reflete no Rio Grande do Sul nesta quinta. O dia, contudo, começa com maior nebulosidade e chuva, principalmente em pontos do Sul e do Oeste. No decorrer do dia, entretanto, a nebulosidade aumentará em todo o Estado com o deslocamento de uma frente fria que traz chuva à maioria das regiões. 

As precipitações serão irregulares, mas ocorrerão pancadas localmente fortes e com risco de temporais isolados com granizo e vento, sobretudo na Metade Norte. Faz calor do Centro para o Norte do Estado. No Sul, começa a refrescar com rajadas de vento Sul. 

Apesar do menor predomínio de sol, as máximas continuam altas, superando os 30°C em diversos pontos. Santa Rosa deverá registrar calor de até 36°C, com os termômetros de Santa Cruz podendo marcar 34°C. 

Vacaria e São José dos Ausentes tem mínimas mais frescas, de 17°C e 15°C, respectivamente. A Região Metropolitana segue quente, com máxima de até 33°C em Porto Alegre.

O Rio Grande do Sul experimentou uma quarta-feira escaldante. A máxima no Estado chegou a 38,3ºC em São Gabriel. Porto Alegre teve 37,7ºC, valor abaixo, contudo, da máxima do último dia 22 de dezembro, quando fez 39ºC, segundo dados do Metroclima da prefeitura. 

O aumento da umidade e o forte calor favoreceram pancadas de chuva em vários pontos do Estado, mas com precipitações localizadas. Em alguns pontos, a chuva foi torrencial. Camaquã acumulou apenas entre 16h e 18h de ontem 40 mm. Em Lajeado o granizo provocou estragos. 

Na sexta e no sábado são esperadas precipitações de caráter mais generalizado, especialmente do Centro para o Norte do Estado, com volumes até elevados em muitos pontos, trazendo alívio para a estiagem. Na maior parte da Metade Sul, as precipitações devem ser menos abundantes. Chuva forte deve afetar ainda Santa Catarina entre sexta e domingo com risco de transtornos.

Fonte Correio do Povo
Fotos - Airton Engster dos Santos


Nenhum comentário: