Ban Ki-moon, abriu oficialmente a Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20


O secretário-geral da ONU Ban Ki-Moon cumprimentou a presidente Dilma Rousseff na cerimônia de abertura da Rio+20:imagem 1

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, abriu oficialmente nesta quarta-feira - Dia 20 de junho de 2012 - a Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, onde deverão discutir propostas para a erradicação da pobreza paralelamente à defesa do meio ambiente.

— Vinte anos depois, temos outra chance (...). Não a desperdiçaremos — pediu Ban Ki-moon.

Ban Ki-moon também ressaltou que a Rio+20 não é o fim de um processo, mas apenas o começo dele.

— Está na hora de pensarmos globalmente e localmente. Estamos lutando contra o relógio — alertou. 

— Estão aqui para salvar sua imagem ou nos salvar? — perguntou por sua vez Brittany Trifold, uma neozelandesa de 17 anos, que com uma mensagem aos líderes buscou alertá-los a tomar ações concretas que beneficiem a humanidade no longo prazo.

Em torno de 86 líderes globais participam da conferência. O evento ocorre 20 anos depois da Rio-92, quando os países pediram ações para combater as mudanças climáticas, a desertificação e a extinção das espécies.

Ainda durante a cerimônia, Dilma Rousseff foi eleita a presidente da conferência. Em seguida, ela fez um breve discurso de agradecimento, deu boas vindas aos participantes e abriu os trabalhos, que serão conduzidos pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Dilma reconheceu que há desafios a enfrentar, mas disse que o Brasil e o mundo têm condições de vencer as dificuldades e promover o desenvolvimento sustentável.

— O compromisso é complexo e urgente da agenda do desenvolvimento sustentável. Não tenho dúvidas de que estamos à altura dos desafios que nos impõem — disse.

O encontro começou com a exibição de um curta-metragem de três minutos chamado "Bem-Vindos à Antropocena", com imagens dramáticas sobre as mudanças no meio ambiente desde a Revolução Industrial. Antropocena é o nome dado por cientistas para a nova era da história da Terra. Deriva do grego para indicar a "era dos humanos".

Cerca de 191 discursos devem ocorrer até a sexta-feira, quando os líderes encerrarão a conferência dando seu parecer sobre o documento de 53 páginas fechado pelos negociadores na terça-feira.

Nenhum comentário: