DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2012: Sema de Lajeado conscientiza população


Equipe da Sema abordou a população para explicar sobre os projetos da secretaria
Rafael Scheeren Grün

Com o objetivo de marcar a data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta terça-feira, 05 de junho, uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) foi ao centro de Lajeado para promover a conscientização da população acerca das problemáticas que envolvem a questão ambiental. Paralelamente à troca de sacolas de pano retornáveis por um kg de alimento não perecível, que integram o Projeto "Sacola de Pano: a nova moda é reutilizar preservando", com o apoio simbólico do Reciclinho, mascote da coleta seletiva de Lajeado, os servidores de Centro de Educação Ambiental (CEA) e do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV)abordaram a população entregando panfletos sobre os projetos desenvolvidos pela Sema no município. Entre os quais, destacou-se o Programa "Adote um Amiguinho", que completou seu 4º aniversário nesta terça-feira.

Com a ação, foi explicado aos pedestres que passavam pela Rua Júlio de Castilhos que a Sema busca oferecer um segundo lar aos cães abandonados. Entre os avanços do programa, destaca-se o encaminhamento de 557 caninos em situações críticas ao CCZV, onde recebem os cuidados mais urgentes, bem como vacinas e vermífugos antes de serem encaminhados para adoção. Além disso, os caninos são todos castrados e chipados, de maneira que se estimule a posse responsável. A titular da Sema, Simone Schneider, lembra que é possível se colocar na lista de espera mesmo que o cão escolhido para adoção ainda esteja em tratamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3982-1103.

“Se não for atrás dele, o povo não se conscientiza e não se interessa por nada”, disse Marlene Chiarelli Mallmann, enaltecendo a iniciativa da Sema em divulgar os projetos que desenvolve. Artista plástica e professora aposentada, Marlene relata que tem engajamento pela causa ambiental. No que diz respeito à reciclagem, afirmou que há muito tempo separa o lixo orgânico do lixo seco, inclusive lavando as caixinhas de leite para que sejam recicladas. “Me interesso por tudo que possa ajudar o meio ambiente”, completou Marlene.

Além dos avanços do Programa "Adote um Amiguinho", Simone comemora que somente em 2012, o CEA realizou mais de 2500 atendimentos, estimulando a conscientização por meio de palestras, oficinas, visitas ao aterro sanitário, Jardim Botânico de Lajeado e orientações à comunidade. “Queremos lembrar aos munícipes que todos os dias são do meio ambiente”, frisou a secretária.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário: