Comitê Taquari-Antas - Oficina vai simular modelos matemáticos de cobrança pelo uso da água


Rio Taquari em Estrela - 9 de junho de 2012

Comitê Taquari-Antas
Oficina vai simular modelos matemáticos de cobrança pelo uso da água

Os representantes dos usuários da água e da população que integram o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas reúnem-se sexta-feira, dia 15 de junho, em mais uma atividade que vai nortear o futuro dos recursos hídricos do Estado.

Eles participam de uma oficina que visa simular modelos matemáticos e ensaios de cobrança pelo uso da água. A atividade será realizada pela Metroplan e ocorre, a partir das 13h30min, no auditório do Prédio 7 do Centro Universitário Univates, em Lajeado.

A oficina é uma das etapas finais do convênio entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e a Metroplan, o qual visa conhecer o atual estágio das entidades e dos instrumentos de planejamento e gestão das águas, a fim de viabilizar a implantação do sistema de recursos hídricos na região hidrográfica do Guaíba.

“A cobrança será consequência da evolução do entendimento da política de recursos hídricos. Sua implantação virá com a escassez da água e com o domínio dos instrumentos de planejamento e gestão efetivamente implementados”, reforça o presidente do Comitê Taquari-Antas, Daniel Schmitz.

Origem do projeto

A mobilização pela criação de um sistema de recursos hídricos na região hidrográfica do Guaíba (formada por nove bacias, entre elas a Taquari-Antas) teve início em 2006, tendo em vista a ocorrência da mortandade de peixes no Rio dos Sinos. A Agência Nacional de Águas (Ana), a Sema e os nove comitês se engajaram no processo. Entre as iniciativas realizadas esteve o envolvimento da comunidade, a qual elencou intervenções necessárias a fim de abater a carga orgânica gerada no manancial. A partir disso, ficaram definidos os projetos a serem executados pelas bacias hidrográficas.

Legenda: Planejamento e gestão das águas são focos do trabalho

Crédito: Simone Rockenbach Kamphorst 

Nenhum comentário: