Censo: Setor da pesca vai mostrar sua cara - Vale do Taquari


Censo: Setor da pesca vai mostrar sua cara

Levantamento de dados passou pelo Vale do Taquari e colheu informações da realidade local A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio realizou o Censo da Pesca na região. A pesquisa ouviu pescadores amadores e artesanais de Taquari, Bom Retiro do Sul, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado e Lajeado.
O levantamento de dados está sendo coordenado em todo país pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.
Para o presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z20 - Vale do Taquari, José Léo Käfer, a iniciativa é positiva. “A pesca como profissão ainda é uma criança, porque o reconhecimento legal veio em 2003”, recorda. "De lá pra cá, houve uma grande evolução para o setor", opina. “O Governo Federal criou o Ministério da Pesca e, recentemente, o Estado incluiu o setor na Secretaria de Agricultura.” De acordo com Käfer, o censo levantou diversos dados e todos com grau de importância. “Será possível com esta estatística traçar o potencial da pesca.”
Entre as questões respondidas estão: a quantidade pescada, armazenamento do peixe, destino: se vendido in natura, se consumido ou industrializado. Além dos dados sobre o ofício, o censo perguntou sobre as condições de vida do profissional e de sua família.
O censo vai traçar um mapa da pesca no Brasil. Käfer acredita que é o primeiro passo para criar políticas públicas específicas para o setor. Segundo ele, o Vale conta com mais de 5 mil pescadores, entre os legalizados e os que não têm licença. Associados à colônia, cerca de 500, entre amadores e artesanais.

Nenhum comentário: