Molhes e rampa no Rio Taquari - Obra de bioengenharia em Estrela-RS





06/10/2010 - Molhes e rampa - Obra de bioengenharia em fase de implantação


O Parque Municipal da Lagoa vem recebendo uma série de intervenções da Prefeitura de Estrela com o objetivo de proteger e restaurar em parte seus aspectos ambientais e paisagísticos deste local de grande importância para a população de Estrela. Estas intervenções, planejadas e executadas em parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Planejamento e Desenvolvimento Urbano têm o intuito de executar a recuperação de um ambiente ripário através de processos conhecidos como “Bioengenharia de Solos”.


De acordo com o responsável pela obra, o biólogo Emerson Luis Musskopf, estes processos consistem na perenização de cursos de água e na estabilização de encostas. “Os processos também funcionam como tratamento da erosão do solo, através do emprego de material vegetal vivo combinado com estruturas inertes como madeira e pedra”, menciona.

Na área do Parque da Lagoa foram instaladas duas râmprolas (espigões ou molhes) construídas com grandes blocos de basalto, além de uma rampa para o acesso da população ao rio, que será utilizada predominantemente pelo “Projeto Navegar” da Smel, em suas diferentes escolinhas de esportes aquáticos.

Ainda segundo Émerson, além destas intervenções já executadas, na próxima semana temos prevista a construção de uma parede Krainer, além de uma estrutura de banqueta vegetal e uma tela viva, todas protegendo as áreas de talude (barrancas do rio) de modo permanente, ecologicamente eficientes e paisagisticamente adequadas. A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico já analisou o efeito das intervenções já realizadas.

Segundo avaliação técnica, as intervenções estão protegendo as margens do rio, amenizando a ocorrência de processos erosivos, gerando acúmulo de sedimentos e, em consequência, permitindo novas ações para restaurar as áreas ciliares do Parque da Lagoa.

Para a Secretária de Meio Ambiente, Ângela Schossler, o pioneirismo do projeto, bem como as parcerias que permitiram sua execução, são motivos para que outras iniciativas possam surgir.
“O principal objetivo é preservar o recurso hídrico, no caso o Rio Taquari”, menciona.

Nenhum comentário: