Rio Taquari estava 8,55 metros acima do nível normal – Enchente 23 de setembro de 2010





Rio Taquari estava 8,55 metros acima do nível normal – Enchente 23 de setembro de 2010

Nível dos rios Apesar do inconveniente, o Rio Taquari não apresentou aumento súbito no nível, como ocorrido na enxurrada do começo do ano, em janeiro.

Entretanto, apenas às 9h do dia 23 de setembro de 2010, ele se estabilizou na marca de 21,55 metros, de acordo com medição no Porto de Estrela - mais de oito metros acima do nível normal.
Em Encantado, o pico ocorreu com 13,2 metros, conforme registros da Brigada Militar.

Na região, Lajeado foi a cidade mais atingida com as inundações. Em quatro ruas, o tráfego de veículos teve que ser interrompido.

O Parque Professor Theobaldo Dick ficou debaixo d’água, o que exigiu dos motoristas procurar rotas alternativas em razão do bloqueio da Rua Santos Filho.

O mesmo ocorreu na Avenida Décio Martins Costa e nas ruas Carlos Spohr Filho e Arnoldo Uri, que dá acesso ao Bairro Jardim do Cedro. Em Colinas, a cheia também comprometeu o acesso à cidade pela ERS-129. A via ficou interrompida a partir do quilômetro 50, a menos de 700 metros do Centro. A água invadiu a pista mas não atingiu nenhuma residência.

De acordo com o chefe de gabinete, Marcelo Schroer, duas famílias ficaram de sobreaviso em razão da proximidade das águas, mas não foi necessária a retirada.

Os condutores tiveram que completar o trajeto por meio de um desvio por Linha Roncador, o que aumentou o percurso em até quatro quilômetros. Em Estrela, mesmo com a cheia, não houve a necessidade da retirada de famílias.

No município, quatro pontos distantes foram invadidos pelas águas, com a interdição de vias. São elas, Rua Olinda Mallmann, no Bairro Imigrante; Arnaldo Balvê, no Centro, próximo do parcão; ERS-129, trecho que liga Chacrinha a Arroio do Ouro; e Bairro Boa União à Vila São José; Rua Antônio Horn, na ligação do Loteamento Führ com o Imigrante, no Bairro Alto da Bronze.

Nenhum comentário: