Revive Arroio Boa Vista - Bacia Taquari Antas








Outubro 2010 - Revive Arroio Boa Vista

Ação socioambiental reuniu cerca de 70 pessoas de entidades teutonienses e também efetuou plantio de aproximadamente 500 mudas de árvores nativas.


Metais, pneus, plásticos diversos, garrafas pet, PVC, porcelana, sofá, máquina de cortar grama e até uma privada estiveram entre o lixo recolhido pela ação socioambiental Revive Boa Vista, iniciada na manhã do último sábado, dia 2 de outubro, nas margens do Arroio Boa Vista e seus afluentes, no município de Teutônia.


As atividades integram a 17ª Semana Interamericana da Água e a 10ª Semana Estadual da Água, realizada de 25 de setembro a 2 de outubro, cujo tema para 2010 é “Água – incolor, inodora, insípida e indispensável”.


Envolvendo cerca de 70 pessoas, o mutirão esteve dividido em dois grupos que percorreram trechos do principal arroio que corta o município. Um deles esteve concentrado na Associação dos Funcionários da Elegê, no Bairro Languiru, e outro percorreu as margens dos afluentes Arroio Harmonia e Arroio Schmidt, no Bairro Teutônia. No final da manhã, todos foram reunidos na Associação dos Funcionários da Languiru para o encerramento, com nova coleta de resíduos e plantio de mudas de árvores.


Todo material recolhido, cerca de uma tonelada, foi encaminhado ao Aterro Sanitário de Teutônia, onde será devidamente separado para o destino final correto. “Estamos muito felizes com o retorno que tivemos da comunidade e das entidades teutonienses, que atenderam ao nosso chamado e participaram do mutirão.


Com a união de esforços e envolvimento de cada um temos a oportunidade de ampliar as atividades do Projeto Revive Boa Vista. Estamos certos de que cada uma dessas pessoas envolvidas neste primeiro evento será multiplicadora da ideia e dará sua importante contribuição para a recuperação do nosso principal arroio e seus afluentes, permitindo que nossos filhos e netos possam desfrutar da beleza natural com a qual somos privilegiados em nosso município de Teutônia.


Estamos dando o primeiro passo e a intenção é ampliar o envolvimento de voluntários e empresas, promovendo a conscientização da comunidade para a necessidade da preservação do Meio Ambiente, com a correta destinação do lixo e indo além da separação do lixo e da redução do desperdício de água e luz. Estamos plantando a semente que esperamos que germine e dê muitos frutos”, destacou o presidente da CIC Teutônia, uma das entidades envolvidas na organização do evento, Waldir Piccinini.


As equipes ficaram impressionadas com a quantidade de lixo recolhido nos pequenos trechos percorridos do Boa Vista e seus afluentes, além de encontrarem “graxeiras” domésticas às suas margens.


“A quantidade de material recolhido é realmente preocupante, mas temos a certeza de que o Boa Vista ainda está em condições de ser recuperado, principalmente com cada um de nós dando a sua contribuição.


Porém, para isso, temos que ir muito além das atividades que iniciamos neste sábado”, frisou o presidente do Rotary Club de Teutônia, Ivandro Carlos Rosa, parceiro do Projeto.

Nenhum comentário: