Praia do Cascalho em Estrela-RS





Praia do cascalho emergiu
29 SET 2010

Um barco de areia afundado há 15 dias no Rio Taquari foi responsável por trazer à lembrança dos estrelenses uma imagem apagada há quase 40 anos.

Parte da antiga praia do cascalho, próximo da velha escadaria, chegou a ser vista ontem, por algumas breves horas.

As comportas da barragem de Bom Retiro do Sul foram abertas na segunda-feira, de madrugada.

Os técnicos portuários diminuíram o nível das águas para resgatar a embarcação que havia imergido um pouco abaixo da empresa Granóleo.

Conforme o encarregado de operações, Nei Argoud, o nível do rio diminuiu quatro metros em Estrela e três metros na eclusa em Bom Retiro.

Com isso, os homens puderam retirar a água que estava nos porões do barco. O problema da embarcação foi resolvido antes do meio-dia de ontem, mas ele só voltou a flutuar quando a barragem foi fechada, no início da noite.

As comportas ficaram abertas durante 36 horas. A Secretaria de Obras de Estrela aproveitou a diminuição do nível da água para fazer a concretagem da rampa de acesso do Projeto Navegar e para concluir os molhes de contenção contra a erosão nas barrancas.

Com o rio baixo, antigos moradores das margens do Taquari visitaram o local. “Foi uma volta ao passado”, conta o secretário de Obras, Nardi Afonso da Silva, lembrando da praia, que era atração em 1960.

Ontem, o bancário Francisco Horn visualizava as grandes rochas que foram colocadas depois, por empresa do município e recordava a vida perto dos cascalhos. “Para nós foi uma época muito importante.”

Nenhum comentário: