Rio Taquari: Margens receberão 250 mil mudas


08/10/2010 - Rio Taquari: Margens receberão 250 mil mudas
Promotora de Justiça de Estrela Mônica Maranghelli de Avila, dá um importante passo na implantação do Corredor Ecológico

As margens do Rio Taquari devem receber, nos próximos meses, 250 mil mudas de árvores nativas.

O anúncio foi feito ontem pelo diretor do Departamento de Floresta e Áreas Protegidas do Estado (Defap), Rafael Ferreira, em reunião no Colégio Santo Antônio, em Estrela, que debateu o Projeto Corredor Ecológico do Rio Taquari.

As mudas serão destinadas por uma empresa, que firmou termo de compromisso ambiental com o governo do Estado, seguindo proposta do programa Árvore é Vida. O projeto consiste na doação de mudas por meio de convênios firmados com associações de municípios.

“A previsão é que, na próxima semana, as mudas já estejam no horto florestal do Jardim Botânico de Lajeado”, avisa Ferreira.

Segundo ele, caberá à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) distribuir os espécimes à população ribeirinha dos 13 municípios que integram o Corredor Ecológico do Rio Taquari.

“Os agricultores dessas áreas irão plantar as mudas e o Defap irá fiscalizar, dentro de seis meses, o cumprimento do convênio. Qualquer problema, iremos nos reportar à Amvat”, explica.

Ele projeta que, em quatro anos, a recomposição florestal esteja concluída. De acordo com o diretor do Defap, o programa é inédito em quantidade de mudas plantadas no Estado e visa recompor as matas ciliares e recuperar as áreas degradadas, como as margens do Rio Taquari.

“Temos um cronograma até 2011, quando poderão estar plantadas três milhões de unidades, que protegerão 600 quilômetros de margens de rios no Estado”, calcula. Ferreira solicitou o apoio dos prefeitos e do Ministério Público, para que o projeto tenha continuidade, mesmo com a troca de governo.

“A caneta não estará mais na nossa mão, mas o programa significa uma revolução em termos de recomposição da mata ciliar”, entende.
Corredor Ecológico

Além do anúncio da destinação das 250 mil mudas, a reunião debateu os resultados já alcançados pelo Projeto Corredor Ecológico, que tem como propósito a recuperação das áreas de preservação permanente (APP) às margens do Rio Taquari, para proteção dos recursos hídricos.
O projeto, conduzido pela promotora de Justiça Mônica Maranghelli de Avila, teve início em 2007, em Estrela, e hoje contempla 13 municípios.

Mais de 500 termos de ajustamento de conduta (TACs) já foram firmados com donos de propriedades localizadas às margens do rio.

Com isso, os ribeirinhos assumem o compromisso perante o Ministério Público de adotarem as medidas necessárias para recuperar a vegetação nativa.

Nenhum comentário: